Search
booked.net
Search
Close this search box.

Deputados franceses riem ao saber que Brasil indica uso da cloroquina

Deputados franceses riram ao saber que o Brasil ainda indica o uso da cloroquina para pacientes diagnosticados com a covid-19. O medicamento não tem eficiência comprovada cientificamente contra a doença, mas integra o chamado “kit covid” recomendado pelo governo federal.

A cena aconteceu ontem, após o primeiro-ministro Jean Castex anunciar a suspensão de todos os voos entre o Brasil e a França por conta do descontrole da pandemia sob o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), segundo o UOL.

Na sessão, Castex respondeu a um deputado que havia questionado as decisões do governo francês em relação ao combate à covid-19 e medidas para proteger os cidadãos do país.

Foi nesse momento que o premiê francês citou, em tom irônico, que uma das coisas que a França não fez foi seguir as recomendações do presidente Jair Bolsonaro. Em seguida, citou a prescrição da cloroquina.

Os parlamentares que acompanhavam a sessão de forma presencial utilizavam máscaras e aplaudiram as declarações de Castex.

Riscos do “kit covid”

Urina escura, inchado e dor são alguns dos impactos gerados no corpo pelo “kit covid”. Os medicamentos indicados pelo Ministério da Saúde para combater a covid-19 não têm eficácia comprovada contra a doença, mas seguem sendo divulgados também pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seus apoiadores.

O kit é composto principalmente por quatro medicações: a hidroxicloroquina, a azitromicina, a ivermectina e anticoagulantes. O uso combinado desses remédios é considerado por médicos como uma “bomba” no corpo.

Há registros médicos que ligam a hepatite medicamentosa — doença que afeta o fígado e faz com que o paciente necessite de transplante — ao uso do “kit covid”.

De acordo com os relatos de profissionais de saúde de grandes hospitais do país, o kit pode estar diretamente ligado aos danos graves causados no fígado e nos rins de pacientes que dão entrada nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) após terem utilizado as medicações.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.