*Especial da Redação do Dia a Dia Notícia
A pouco mais de quatro meses das eleições municipais de 2024, as articulações para formação das chapas continuam dominando os bastidores da política. Na coligação do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União), pelo menos seis nomes estão cotados para ocupar a vaga de vice em sua chapa.
Até o momento, três homens e três mulheres foram cogitados: as deputadas estaduais Joana Darc (União), Alessandra Campêlo (Podemos) e Débora Menezes, o deputado estadual Delegado Péricles (PL), o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) e o ex-diretor do Detran, Rodrigo Sá (PP).
De todos os nomes apresentados, o mais difícil é o de Alberto Neto, pré-candidato a prefeito de Manaus apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As articulações para que o deputado federal formasse uma chapa com Roberto Cidade estariam sendo costuradas pelo governador Wilson Lima (União). O fato foi o pivô da saída do Partido Democrático Trabalhista (PDT) do arco de alianças de Cidade, segundo o presidente estadual da sigla, Luiz Castro.
As deputadas Joana, Alessandra e Débora atualmente fazem parte da aliança de Wilson Lima e poderiam conquistar a vaga, contudo pesa contra o fato de todas terem forte envolvimento com as campanhas para vereador. Nos bastidores, cogita-se o lançamento do nome do marido de Joana Darc, Aldenor Lima, a um cargo na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Alessandra deve ter participação ativa na campanha de reeleição do irmão, o vereador Allan Campelo (Podemos), enquanto Débora foca na eleição do pai, o coronel Alfredo Menezes (PP).
Os nomes mais prováveis dos seis são Delegado Péricles, vice-presidente do Partido Liberal no Amazonas, e Rodrigo Sá, presidente estadual do Progressistas. Péricles, embora se envolva na campanha de Alberto Neto, poderia ser uma opção se houvesse composição com o PL de Bolsonaro, enquanto Rodrigo Sá, até o momento, tem tido como foco somente a eleição de candidatos do PP à Câmara Municipal, tendo mais tempo e disposição para ocupar o posto de vice.
Convenções
A decisão final deverá surgir entre os dias 20 de julho e 5 de agosto de 2024, período no qual os partidos e federações devem realizar as convenções para oficializar seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores em todos municípios brasileiros.