A coluna de hoje traz uma dica de receita deliciosa que está na mira daqueles que querem um pão caseiro, sem glúten e lactose. O pão com farinha de amêndoas é uma opção fofinha e deliciosa para quem procura um pão sem glúten, sem lactose e adequado para vegetarianos. Como abrange vários tipos de intolerâncias, é uma opção segura e saudável que você tem de experimentar.
A farinha de amêndoas confere um sabor extra especial ao pão e pode ser encontrada em qualquer loja de produtos naturais.
Confira essa receita fácil, rápida e que se encaixa perfeitamente em qualquer dieta!
Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de farinha de amêndoas
3/4 xícara de polvilho doce
1/4 xícara de farinha de linhaça dourada
1 colher de chá rasa de sal
1 colher de chá de açúcar – eu uso o mascavo
1 colher de sopa de fermento biológico – aquele seco para pães, não é o branquinho (químico)
4 ovos
– na receita ainda vai 1/2 vidrinho de leite de coco
Modo de preparo:
Primeiro, vamos ver como você pode fazer a farinha de amêndoas. Tem duas maneiras:
1. Bata no liquidificador um pouco mais de 1 xícara de amêndoas, isso renderá
aproximadamente a quantidade que você precisa para a receita.
2. Leve ao forno o resto das amêndoas que sobra do leite de amêndoas caseiro. Coloque o resto das amêndoas em uma forma, em fogo médio e vá mexendo de tempos em tempos até ela ficar sequinha. Com a sua farinha de amêndoas pronta, vamos a receita do pão em si:
3. Misture todos os ingredientes secos e reserve. Bata bem os ovos, no liquidificador ou com um fouet, e então adicione aos ingredientes secos e incorpore bem.
4. Acomode sua massa em uma forma de pão untada – eu uso uma de 25×11 cm – e leve ao forno pré–aquecido.
5. Asse por 5 minutos em fogo alto e depois abaixe até 180–200º e asse por mais 30–40 minutos ou até que o palito saia limpinho quando espetado.
6. Após esfriar, desenforme e sirva
Por Anny Melo – Nutricionista
CRN 5616 AM. Formada pela Uninorte/ AM.
Pós-Graduada em nutrição clínica e terapia nutricional – Ganep/ SP; Pós-Graduada em prescrição de fitoterápicos e suplementos clínico e esportivos – Estácio/ SP; Pós-Graduada em nutrição pediátrica com ênfase em materno infantil Estácio/SP; Pós-Graduada em Docência – Nilton Lins/ AM.
Mestranda em nutrição e dietética – Funiber; Membro da Ambo – Associação médica brasileira de prática ortomolecular.
Também professora do curso de pós-graduação em nutrição funcional da Estácio e Fametro com as disciplinas de distúrbios no trato gastrointestinal com ênfase no tratamento dietoterápico, nutrição materno infantil, nutrição geriátrica, dietoterapia 2 e 3, interação droga e nutriente e nutrição e estética.