Manaus, quarta-feira 26 de agosto de 2026
Pesquisar

booked.net

Defensoria amplia projeto que atende órfãos de feminicídio para outras unidades do AM

*Da Redação Dia a Dia Notícia

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) iniciou a preparação para levar a outras unidades do estado o projeto ‘Órfãos do Feminicídio’, que oferece atendimento jurídico e social a crianças e adolescentes que perderam a mãe vítima de feminicídio. A iniciativa foi apresentada nessa terça-feira, 25, de forma virtual, a defensores e servidores da capital amazonense e do interior, com orientações para replicar a metodologia.

A atividade integra o “Programa Multiplicar”, iniciativa da Defensoria Pública voltada à disseminação de projetos desenvolvidos pelos núcleos especializados da instituição, permitindo que as ações sejam adaptadas e implementadas em outras unidades do Amazonas.

A apresentação foi conduzida pela defensora pública Caroline Braz, idealizadora do “Órfãos do Feminicídio” e coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem). Durante o encontro, ela detalhou o fluxo de atendimento do projeto, que envolve suporte psicossocial, articulação com órgãos da rede de proteção e encaminhamentos conforme as necessidades identificadas em cada caso.

Os órfãos são extremamente vulneráveis. São pessoas que perderam a mãe e, em alguns casos, também perdem o pai, quando ele é o autor do feminicídio. Isso nos coloca numa posição de realizar um atendimento muito humanizado e de entender as particularidades desse tipo de atendimento”, afirmou.

Entre as demandas que podem receber acompanhamento da Defensoria estão questões relacionadas à guarda, acesso à educação e à saúde, benefícios sociais e previdenciários e políticas habitacionais. A proposta é que a metodologia compartilhada durante a capacitação auxilie defensores e servidores a identificar situações semelhantes e oferecer o atendimento adequado.

Para a diretora da Esudpam, Karoline Santos, o compartilhamento da experiência facilita a aplicação do projeto em diferentes regiões do estado.

A ideia do Multiplicar é justamente facilitar a replicação de projetos que já existem na Defensoria Pública. O intuito é ser prático e explicar como esse projeto pode ser replicado por outros colegas em diferentes locais do Estado”, explicou.

Durante a apresentação, também foram apresentados casos acompanhados pelo projeto e disponibilizados documentos e modelos de petições utilizados no atendimento, como forma de auxiliar as equipes interessadas em levar a iniciativa para outras unidades.

Nota

Os artigos assinados e publicados nesta coluna são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião editorial do Portal Dia a Dia Notícia. O conteúdo opinativo, técnico ou científico apresentado é de responsabilidade exclusiva do colunista.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.