Search
booked.net

David Reis recua e revoga PL que mudava o nome da praça de Nestor Nascimento para Oscarino Peteleco

Após diversas manifestações contrárias, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), decidiu recuar e retirar a proposta de mudança do nome da praça conhecida como Nestor Nascimento, advogado e fundador do Movimento Alma Negra (Moam) – localizada no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul da capital – para ‘Oscarino Peteleco’.

A mudança no nome da Praça para Oscarino Farias Varjão, em homenagem ao popular ventríloquo do boneco Peteleco, que morreu em 2018, causou polêmica entre os moradores do bairro e movimentos sociais da negritude, que se reuniram em prol da derrubada do projeto de lei.

Para os representantes, a mudança no nome da praça fere a memória do líder negro, Nestor Nascimento.

Na quarta-feira (28/7), o presidente da Câmara, David Reis, autor do projeto de lei, afirmou que a troca na denominação da praça foi um equívoco.

Em Nota Pública, o parlamentar afirmou que “a situação de conflito na duplicidade de nome, se deu, unicamente, em razão da inexistência de registros oficiais sobre a denominação do local como Nestor Nascimento”.

 

“Essa é a vontade popular e nós vamos cumpri-la! Nestor Nascimento é, reconhecidamente, o maior líder negro da história do Amazonas e, seu legado, não deixa dúvida de seus méritos”, afirma David Reis.

 

Ainda na nota, o presidente David Reis disse que irá apresentar Projeto de Lei oficializando o nome de Nestor Nascimento no espaço público, e irá revogar a Lei 2.767/2021, sancionada, pelo prefeito de Manaus David Almeida, fruto do Projeto de Lei 354/2021, denominando “Praça Oscarino Peteleco”.

A Prefeitura de Manaus pretende dar o nome de Peteleco a outro espaço público da cidade.

O advogado Nestor Nascimento foi um dos mais ilustres moradores da Praça 14 de Janeiro, bairro tradicional da cidade, fincado na zona Sul. Fundados do movimento negro, o homem que dá nome à praça participou dos principais movimentos sociais e políticos da cidade na época da ditadura militar e foi um dos líderes do grupo que organizou e valorizou as tradições da comunidade onde se situa a praça, daí a homenagem.
Oscarino Farias também foi um morador ilustre da Praça 14. Foi o criador do boneco Peteleco, que divertiu a cidade por décadas. Nada justificava, entretanto, a troca do nome da praça.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.