*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O prefeito de Manaus David Almeida declarou na noite desta terça-feira (27/9) o seu apoio ao senador Omar Aziz (PSD), que tenta a reeleição para o Senado Federal. O chefe do executivo da capital amazonense destacou a defesa de Omar pela Zona Franca de Manaus e o envio de recursos para o desenvolvimento da cidade. O prefeito também reiterou seu apoio à reeleição do governador Wilson Lima (União) e pediu votos para os candidatos a deputado estadual e federal pelo seu partido, o Avante.
David declarou seu voto por meio de uma transmissão ao vivo em suas redes sociais, a cinco dias das eleições de 2022. O prefeito de Manaus ressaltou que seu candidato natural seria o ex-vereador Chico Preto (Avante), mas a Justiça Eleitoral não aceitou uma segunda candidatura na coligação “Aqui é Trabalho”, da qual o Avante faz parte e tem Coronel Menezes (PL) como candidato ao Senado Federal.
Durante a transmissão, o prefeito de Manaus relembrou, sem citar nomes, os áudios vazados de Menezes onde ele se gabava de ter retirado Manaus da “banca de negociação” do governo federal. Menezes é o homem-forte do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Amazonas e seu candidato para o Senado. Na época, David chegou a comparar o ex-superintendente da Suframa a Silvério dos Reis, homem que traiu Tiradentes.
Com Menezes no palco, prefeito de Maués (AM) pede voto para Omar e Lula
David pediu que seus eleitores refletissem e afirmou que há pessoas aplaudindo a destruição da Zona Franca.
“Tem áudio que um candidato a senador fala com suas próprias palavras que boicotou Manaus e as pessoas fazem de conta que isso não aconteceu. Quem não tem coragem de enfrentar seu líder para defender o emprego do cidadão amazonense, não merece o seu voto. Não estou aqui atacando ninguém, nem falando o nome de ninguém, mas quem está ajudando Manaus é Omar Aziz”, afirmou David Almeida.
Wilson Lima, Alexandre de Moraes e deputados
O prefeito de Manaus reiterou seu apoio ao governador Wilson Lima ao governo do Amazonas e destacou a parceria com o governo estadual para obras de infraestrutura na capital. David também pediu votos para os candidatos do Avante, tendo como missão fazer pelo menos quatro deputados na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e um deputado na Câmara Federal.
Pela defesa da Zona Franca de Manaus, David também afirmou que irá pedir que seja concedido o título de cidadão do Amazonas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Desafeto de Bolsonaro, Moraes acatou as ações do partido Solidariedade contra os decretos presidenciais que prejudicavam a competitividade do Polo Industrial de Manaus.