*Da Redação Dia a Dia Notícia
Com 100% das urnas apuradas, David Almeida (Avante) é reeleito prefeito de Manaus no segundo turno das eleições municipais de 2024. Almeida recebeu mais de 576.171 votos e teve percentual de 54,59%, de acordo com a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) obteve 479.297 votos, correspondendo a 45,41% do total de votos válidos. O índice de abstenção no segundo turno foi de 23,39%, e representa um aumento de pouco mais de 4% em relação ao primeiro turno.
“Vamos evitar confrontos, ataques, não vamos tripudiar de ninguém. Agradecer o adversário pela disputa […] Agradecer a todos os partidos políticos que me apoiaram”, disse o prefeito após o resultado.
David Almeida vai governar Manaus ao lado do vice-prefeito eleito Renato Júnior (Avante), que é empresário e foi secretário de feiras e mercados durante o primeiro mandato do político à frente da prefeitura da capital.
Ele também contou com o apoio dos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), ambos fortes aliados do presidente Lula. Almeida fez parte da coligação “Avante, Manaus”, composta pelos partidos AGIR, PSD, DC, Avante e MDB.
Nessas eleições, David Almeida buscou afastar da corrida a polarização nacional protagonizada pelo presidente Lula da Silva (PT) e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Além dele ter adotado um discurso religioso para conquistar os eleitores evangélicos na capital.