*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O prefeito de Manaus, David Almeida, votou na manhã deste domingo, 30, na escola estadual Antônio Lucena Bittencourt, localizada na rua Adalberto Valle, no bairro Morro da Liberdade, zona Sul da capital amazonense, onde foi recepcionado pela população, e destacou tranquilidade nas atividades locais pela manhã, bem como a importância do voto para fortalecer a democracia. Ele também afirmou que espera que Jair Bolsonaro (PL) ganhe a disputa para presidente, mas se for Luiz Inácio Lula da Silva (PT) buscará o diálogo.
“Hoje estamos celebrando a democracia, o comparecimento dos eleitores nas urnas, quero desejar êxito e sucesso, e que aqueles que venham a conquistar a maioria dos votos do povo, possam atender as expectativas dos cidadãos do Amazonas e da nação brasileira. Pelo que a gente vê, é uma eleição que está transcorrendo dentro da normalidade, a prefeitura tem trabalhado com os transportes coletivos de forma gratuita, dando condições do eleitor se deslocar até o local de votação e vamos esperar o resultado final para comemorar e, acima de tudo, para fortalecer a nossa democracia”, disse Almeida.
No segundo turno das eleições 2022, a Prefeitura de Manaus trabalha de forma integrada, para atender diferentes zonas da cidade. De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), até as 18h será disponibilizado transporte coletivo gratuito, com frota operante de 1.145 ônibus, para atender 216 linhas em todas as áreas da capital. A medida está prevista pela Lei nº 2.959, regulamentada pelo Decreto 5.399, publicada no Diário Oficial do Município (DOM), em 28 de setembro.
Além da gratuidade, a prefeitura assegura uma operação especial de trânsito para a fluidez do tráfego, com aproximadamente 350 agentes de trânsito e fiscais de transportes, para monitorar a circulação de veículos e pedestres.
Após a votação, o chefe do Executivo municipal reforçou, também, que as pessoas não deixem de exercer seu direito à cidadania.
“Compareça ao local de votação, exerça seu direito de votar, exerça a sua cidadania, não deixe de votar, assim você estará contribuindo para o fortalecimento da democracia”, finalizou.
No primeiro turno, David Almeida declarou voto em Simone Tebet (MDB). O prefeito decidiu apoiar Bolsonaro no segundo turno.