*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O novo levantamento do instituto Datafolha mostra uma diminuição da vantagem de Lula (PT) sobre Bolsonaro (PL). O ex-presidente continua na liderança com 47% das intenções de voto, mesmo patamar da pesquisa anterior. O atual presidente chegou a 32%, um crescimento de três pontos em relação ao levantamento de julho. Os dados já englobam o período da campanha eleitoral e do aumento do Auxílio Brasil, implementado para tentar aplacar a rejeição ao governo.
Entre os candidatos da terceira via, Ciro Gomes (PDT) segue em terceiro lugar com 7% das intenções de voto. A senadora Simone Tebet (MDB) vem logo em seguida, sendo a opção de 2% dos entrevistados. Vera Lúcia, do PSTU, foi a última a pontuar na pesquisa eleitoral, com 1% das intenções de voto. Os demais candidatos ao pleito não pontuaram:
- Pablo Marçal (Pros);
- Felipe d’Ávila (Novo);
- Eymael (DC);
- Soraya Thronicke (União);
- Leo Péricles (UP);
- Roberto Jefferson (PTB);
- e Sofia Manzano (PCB).
Neste cenário, Lula ainda poderia vencer as eleições no primeiro turno com 51% dos votos válidos, ante a 35% do presidente Jair Bolsonaro.
Lula terá um minuto a mais de propaganda eleitoral que Bolsonaro; veja lista com o tempo dos candidatos
Lula diz que Bolsonaro mente para evangélicos e chama presidente de ‘fariseu’ nas redes sociais
PF pede autorização para indiciar Bolsonaro por associar vacinas contra Covid-19 ao desenvolvimento de AIDS
Presidente Bolsonaro se envolve em confusão com youtuber após ser chamado de ‘tchutchuca do centrão’
Colégios e recortes regionais
A pesquisa também mediu as intenções de voto nos principais colégios eleitorais do país:
São Paulo
Lula: 44%
Bolsonaro: 31%
Ciro Gomes: 9%
Rio de Janeiro
Lula: 41%
Bolsonaro: 35%
Ciro Gomes: 7%
Minas Gerais
Lula: 49%
Bolsonaro: 29%
Ciro: 6%
Mesmo com as quedas nos preços dos combustíveis e o aumento do Auxílio Brasil, o presidente Jair Bolsonaro continua estagnado entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos, tendo 23% das intenções de voto. Lula, por outro lado, possui 54% desse eleitorado, um ponto a mais que o levantamento anterior.
No meio evangélico, principal foco eleitoral de Bolsonaro, o atual presidente cresceu bastante, possuindo a intenção de voto de 49% da classe, contra 22% do ex-presidente.
Nas regiões brasileiras, Lula vence Bolsonaro no Nordeste com larga vantagem. O petista também possui uma pequena vantagem no Sudeste contra Bolsonaro. No Sul e no Centro-Oeste, Bolsonaro segue à frente do ex-presidente. No Norte, os dois estão em empate técnico. Confira as porcentagens:
- Nordeste – Lula (57%) x Bolsonaro (24%)
- Norte – Bolsonaro (43%) x Lula (41%)
- Centro-Oeste – Bolsonaro (42%) x Lula (36%)
- Sudeste – Lula (44%) x Bolsonaro (32%)
- Sul – Bolsonaro (49%) x Lula (43%)