*Da Redação Dia a Dia Notícia
Em entrevista concedida nesta sexta-feira (16) à Rede Amazônica, o senador e candidato ao governo do Amazonas, Eduardo Braga (MDB), afirmou que o governador Wilson Lima (União Brasil) mentiu ao afirmar que há UTIs no interior do estado e que dados do Sistema Único de Saúde (SUS) comprovariam sua tese.
Entretanto, dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNS), vinculado ao DataSUs apontam que há no município de Parintins (a 359 quilômetros de Manaus), cerca de 15 Unidades de Terapia Intensiva, sendo 10 na modalidade adulto tipo II e cinco neonatais também tipo II.
As unidades constam na lista de leitos existentes, apesar de não habilitados. O CNS reúne em sua base de dados os leitos disponíveis nas instituições de saúde nacionais, repassadas pelas gestões municipais e estaduais, como leitos clínicos, cirúrgicos, complementares, adultos e pediátricos, entre outros.
No caso dos leitos existentes, eles são utilizados para internação. Os leitos SUS, são aqueles ativos para a internação de pacientes do SUS e que são habilitados. Já os complementares, que incluem as UTIs e, na maioria das vezes, os de cuidados intermediários, podem ou não ser habilitados, e estão disponíveis para o uso de pacientes.
Os de UTI em Parintins constam na categoria complementar, em leitos existentes, ou seja, que estão disponíveis para uso, e que somam 51 na localidade, sendo 12 unidades intermediárias neonatais, 13 de cuidados intermediários pediátricos e 11 cuidados intermediários adultos, além dos de UTI adulto e pediátrico. Os leitos de cuidados intermediários constam como habilitados pelo SUS.
*Com informações do Amazônia Plural