*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Negócios liderados por mulheres correspondem a quase 49% do mercado empreendedor no Brasil, de acordo com dados do Global Entrepreneurship Monitor. Juntas, essas brasileiras somavam mais de 30 milhões de pessoas até 2021.
Mas empreender não é uma tarefa fácil. A segunda pesquisa “Sobrevivência de Empresas”, realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), identificou que três em cada 10 microempreendedores individuais, os chamados MEIs, fecham as portas de seus negócios em até cinco anos.
Uma das razões para a falência é a falta de conhecimento sobre como administrar as finanças de uma empresa, por isso há passos importantes e que não devem ser ignorados por quem decide empreender. A capacitação é um deles e as mulheres sabem disso.
Segundo uma pesquisa da Rede Mulher Empreendedora, no ano passado 45% das mulheres realizaram alguma formação para empreendedores e 67% planejam realizar até o fim de 2022.
O Yahoo! Finanças selecionou cinco cursos de capacitação gratuitos e com inscrições abertas para mulheres empreendedoras em diversas áreas de atuação. Confira:
1. Ela vence, todas vencem – com Camila Farani, do Shark Tank Brasil
Com o objetivo de ajudar novas empreendedoras a avançarem no mundo digital, durante todo o mês de março a investidora Camila Farani, jurada do programa Shark Tank Brasil, vai selecionar 500 mulheres para receberem uma bolsa de curso de empreendedorismo.
Para participar é necessário preencher o formulário, seguir os perfis no Instagram @camilafarani e @ela.vence. As interessadas também devem marcar duas mulheres empreendedoras no post de anúncio das 500 bolsas. As vencedoras são anunciadas semanalmente nos dois perfis.
Se inscreva aqui.
2. Empreendedoras da Beleza
Criado pelo Instituto Boticário, o programa é voltado para mulheres que buscam se profissionalizar no mercado da beleza ou ter o próprio negócio. A iniciativa oferece uma jornada de cursos que passa por desenvolvimento pessoal, curso técnico e de empreendedorismo.
Dentro da parte técnica, a empreendedora pode escolher entre maquiagem e pele, unhas ou vendas. As inscrições ficam abertas de 14 de março a 5 de junho e ao finalizar a inscrição já é possível acessar os cursos online.
Se inscreva aqui.
3. Despertando a Empreendedora
O Empreende Aí e o grupo CCR disponibilizam 200 vagas para um curso focado no empoderamento econômico através do empreendedorismo. Os módulos abrangem autoconhecimento, público, mercado e oportunidades em momentos de crise.
Os negócios que se destacarem na formação vão receber R$ 1 mil em mentorias para aprimoramento. As interessadas devem preencher um formulário até o dia 21 de março e as aulas totalmente online acontecem entre 6 de abril e 8 de junho.
Se inscreva aqui.
4. Elas na Tech
O mercado de tecnologia é um dos mais desiguais para as mulheres. Uma nova pesquisa realizada pela PretaLab e a consultoria de software ThoughWorks revelou que menos de 20% das equipes do setor são compostas por mulheres.
Com o objetivo de reverter esse quadro, a JA Brasil em parceria com a CCR criou um programa de formação online em desenvolvimento web para mulheres que desejam ingressar no ramo da tecnologia ou empreender na área. As interessadas devem preencher um formulário até o dia 31 de março. As aulas também são online, com carga horária de quatro horas semanais, entre abril e agosto.
Se inscreva aqui.
5. Her She
O Plano Feminino em parceria com a Hershey’s criou um projeto que pretende ser uma fonte de inspiração, provocação e capacitação para mulheres empreendedoras. No site, há uma série de workshops que abordam temas como mapeamento de oportunidades, valorização do negócio, construção da marca e o que não fazer em seu negócio. Não é necessário se inscrever e para acessar os vídeos basta entrar no site do projetoaqui.
Se inscreva aqui.
*As informações são do Yahoo