O fim de ano é uma temporada de comidas gostosas, bebidas nas festas de Natal e Ano Novo. No entanto, o excesso de frituras, gordura e carboidratos em um intervalo curto de tempo pode trazer prejuízos ao corpo.
Além de calorias, o álcool contém açúcar e algumas bebidas contam também com sódio – que dificulta a circulação sanguínea quando consumido excessivamente.
Independente do teor alcoólico e do processo de produção, se são fermentadas ou destiladas, as bebidas mexem com o organismo e com o fígado de tal forma que podem desregular o sono, aumentar a vontade de alimentos mais gordurosos e também causa desidratação. Sugiro estabelecer um limite de álcool antes de chegar a uma festa ou evento social.
Outra estratégia é alternar álcool com água. Para manter sua ingestão de açúcar baixa, troque as bebidas açucaradas por sucos naturais. Recomendo também que seja feita uma alimentação antes da ceia.
Ao chegar à ceia em família com fome, você acaba comendo mais. A opção ideal é fazer uma refeição saudável de antemão. Procure comer bastante salada ou legumes, algumas proteínas magras (carne, frango ou peixe) e uma pequena porção de carboidratos integrais. As proteínas da dieta nos deixam mais satisfeitos por mais tempo.
É interessante ter uma estratégia antes de chegar nas comemorações. Outra dica seria fazer trocas inteligentes: prefira palitos de legumes em vez dos biscoitos e prefira molhos à base de vegetais. Se você gosta de queijo, concentre-se na qualidade e não na quantidade e corte conscientemente fatias finas. Escolha legumes ou saladas cozidas no vapor. Os vegetais contêm vitaminas essenciais, minerais, fitoquímicos, cargas de fibras para deixar o apetite saciado ao mesmo tempo em que oferece poucas calorias, intercale com frutas para potencializar o sabor.
Por Anny Melo – Nutricionista
CRN 5616 AM. Formada pela Uninorte/ AM.
Pós-Graduada em nutrição clínica e terapia nutricional – Ganep/ SP; Pós-Graduada em prescrição de fitoterápicos e suplementos clínico e esportivos – Estácio/ SP; Pós-Graduada em nutrição pediátrica com ênfase em materno infantil Estácio/SP; Pós-Graduada em Docência – Nilton Lins/ AM.
Mestranda em nutrição e dietética – Funiber; Membro da Ambo – Associação médica brasileira de prática ortomolecular.
Também professora do curso de pós-graduação em nutrição funcional da Estácio e Fametro com as disciplinas de distúrbios no trato gastrointestinal com ênfase no tratamento dietoterápico, nutrição materno infantil, nutrição geriátrica, dietoterapia 2 e 3, interação droga e nutriente e nutrição e estética.