*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O mês de julho apresentou crescimento no número de inadimplentes no Amazonas, cerca de 1,4 mil novas pessoas entraram para a lista, os dados são da Serasa, divulgados nesta quarta-feira (21).
Em junho o número de inadimplentes no estado era de 1.549.693 milhão. Em julho foram contabilizados 1.551.170 milhão.
Os dados fazem parte do levantamento do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa. Apesar do aumento, outros indicadores apresentaram bons resultados, como o ticket médio de dívidas por inadimplente que apresentou queda de 1,8%, saindo de R$ 4.662,06 em junho para R$ 4.578,80 no mês seguinte.
Em relação aos segmentos com maior percentual de dívidas no Amazonas, o varejo aparece como o principal, 27,95%, seguido de cartões e bancos, com 25,68%, financeiras 14,63% e utilities (água, luz, gás), com 12,61%.
Comparado ao mês de junho houve queda de 0,71% nas dívidas com cartões e bancos e de 0,59% no setor de utilities. Já no varejo o aumento foi de 0,53%.
“O início do segundo semestre pode acrescentar novos gastos ao orçamento dos brasileiros. Alguns exemplos estão relacionados ao recesso escolar e as férias de inverno, assim como despesas de rematrícula e outras contas acumuladas dos primeiros meses do ano”, explica a gerente da Serasa, Aline Maciel.
“Mesmo com aumento comedido, os indicadores reforçam a preocupação com a organização das finanças pessoas e a necessidade de iniciativas de negociação de dívidas”, acrescenta.