Search
booked.net

CPI das ONGs: Plínio Valério tem casa ilegal em área de proteção ambiental, diz reportagem

Foto: Reprodução/De Olho nos Ruralistas
*Da Redação Dia a Dia Notícia

O senador Plínio Valério (PSDB-AM), presidente da comissão parlamentar de inquérito que investiga ONGs na Amazônia, é proprietário de uma casa de veraneio localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, na zona rural de Manaus. Tanto a casa quanto o terreno constam nas declarações de campanha na Justiça Eleitoral. Contudo, de acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por se tratar de terras públicas, não seria possível vender nenhum lote.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus (Semmas), responsável por administrar a área, afirmou ao portal De Olho nos Ruralistas que “é ilegal a aquisição de terras no interior da reserva por terceiros, pessoas que não são da comunidade”.

A casa está localizada às margens do rio Negro, na entrada da comunidade São João do Tupé. Além disso, segundo a reportagem, existem outras construções de veraneio “de pessoas que, assim como Valério, se aproveitam da ausência de fiscalização e invadem o território”.

Ao portal, o gestor da RDS, Marco Antonio Vaz de Lima, afirma que a proximidade com a área urbana de Manaus facilita a presença de invasores.

“A Prefeitura de Manaus deu entrada em uma solicitação no Incra desde 2008 requerendo a doação das terras, para que a mesma possa proceder a regularização fundiária. Até a presente data, não houve um desfecho para essa solicitação”, disse.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.