*Da Redação Dia a Dia Notícia
Na manhã desta terça-feira (16), o vereador e presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André (UB), leu parecer favorável para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). O parecer foi emitido pela Procuradoria da CMM.
De acordo com o presidente da Câmara, ele vai se reunir na próxima segunda-feira (22) com o colégio de líderes para tratar da instalação oficial da CPI.
“Diante do exposto, entende-se que os pré-requisitos básicos para a instauração da CPI foram devidamente atendidos. Esse foi o parecer da nossa Procuradoria. Então, informo aos senhores vereadores, que na segunda-feira, iremos reunir o colegiado de líderes para instauração da referida CPI”, declarou.
A CPI tem como objeto investigar possíveis irregularidades na forma que a Semcom repassou verba pública para um site de Manaus. O movimento para instaurar a CPI surgiu após a divulgação de um vídeo onde um motorista aparece recebendo dinheiro em espécie nas dependências da secretaria.
Após a repercussão do vídeo, a prefeitura contratou uma empresa para realizar uma perícia nas imagens, que concluiu que as imagens foram manipuladas.
Já no dia 20 de março, o ex-secretário Israel Conte foi à CMM e expôs trechos do relatório da perícia. Ele disse que era possível perceber que o vídeo foi manipulado para prejudicar a imagem da prefeitura.
Após esse episódio, Israel Conte deixou a secretária de Comunicação, posto que foi assumido por Jack Serafim no dia 6 de abril.