Search
booked.net
Search
Close this search box.

Covid-19: uso de máscara volta a ser obrigatório em hospitais nos EUA; casos aumentam

Foto: Reuters/Nick Oxford/File Photo
Foto: Reuters/Nick Oxford/File Photo

Hospitais em pelo menos quatro estados dos EUA restabeleceram a obrigatoriedade do uso de máscaras em meio a um aumento nos casos de Covid, gripe sazonal e outras doenças respiratórias. As instalações de saúde em Nova York, Califórnia, Illinois e Massachusetts tornaram as máscaras obrigatórias entre pacientes e profissionais de saúde.

O comissário de saúde da cidade de Nova York, Dr. Ashwin Vasan, disse à WABC TV na quarta-feira que as exigências de máscara foram retomadas em todos os 11 hospitais públicos da cidade, 30 centros de saúde e cinco instalações de cuidados de longa permanência.

“O que não queremos é falta de pessoal, certo? Quando vimos a onda ômicron em 2022, os maiores problemas não eram apenas as pessoas adoecendo, mas também o fato de termos muitos profissionais de saúde na linha de frente, eles estavam fora com Covid”, Vasan disse ao WABC.

Os dados semanais mais recentes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças mostraram que houve mais de 29.000 hospitalizações por Covid nos EUA entre 17 e 23 de dezembro, um aumento de mais de 16% em relação à semana anterior. O CDC também relatou mais de 14.700 hospitalizações por gripe no mesmo período.

Os mandatos de máscara foram pontos críticos, políticos e culturais durante a pandemia de Covid, provocando raiva entre aqueles que contrariaram os conselhos médicos e sentiram que as máscaras pouco fizeram para suprimir a propagação da doença.

Uma Suprema Corte dominada pelos conservadores anulou o mandato federal de vacinação ou teste do presidente Joe Biden para empresas, e um juiz nomeado por seu antecessor republicano anulou seu mandato de máscara no transporte público.

Mais de 1,1 milhão de americanos morreram de Covid, mostram os números do CDC, uma taxa maior do que a maioria dos outros países ricos.

O sistema médico da Rush University, em Chicago, disse na terça-feira que exigia que “pacientes, visitantes e funcionários usassem máscaras aprovadas pelo hospital em algumas áreas do campus. Elas incluem áreas de espera clínica e registro de pacientes”.

A Cook County Health, que abrange Chicago, e a Endeavor Health nos subúrbios de Chicago, começaram a exigir máscaras novamente no mês passado, depois que o Departamento de Saúde Pública de Illinois pediu aos hospitais que intensificassem os esforços de mitigação em diversas áreas, incluindo o uso de máscaras em todas as instalações.

Em Massachusetts, a Berkshire Health Systems iniciou o uso obrigatório de máscaras na quarta-feira, de acordo com um comunicado.

Na Califórnia, o condado de Los Angeles restabeleceu no sábado o uso de máscaras em todas as instalações de saúde licenciadas, de acordo com um comunicado do condado fornecido ao City News Service. O departamento de saúde do condado não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

*Reuters

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.