Search
booked.net

Coronavírus ataca tecidos e células de gordura, diz estudo

Pessoas com sobrepeso e obesas estão no grupo de risco da Covid-19, com maior probabilidade de morte e infecção grave. E um estudo preliminar aponta uma possível explicação para isso: o vírus Sars-CoV-2 pode afetar células de gordura e do sistema imunológico no tecido adiposo.

Ainda não revisada por pares, a pesquisa está disponível na plataforma BioRxiv, Os autores testaram amostras de tecido adiposo de pacientes que passaram por cirurgia bariátrica para verificar se a gordura poderia ser infectada pelo novo coronavírus.

A equipe liderada por especialistas da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, avaliou adipócitos, células que armazenam energia na forma de gordura, e pré-adipócitos, versões “precoces” dessas estruturas, além de células do sistema imunológico chamadas macrófagos.

Os adipócitos se mostraram capazes de serem infectados pelo Sars-CoV-2, mesmo que não tenham apresentado uma inflamação excessiva. Alguns macrófagos também se revelaram vulneráveis ao vírus, com uma resposta inflamatória evidente. Os pré-adipócitos, por sua vez, não foram infectados, mas também influenciaram na resposta inflamatória.

“O que quer que aconteça na gorduranão permanece na gordura. Afeta também os tecidos vizinhos”, ressalta Philipp Scherer, cientista do Southwestern Medical Center da Universidade do Texas (EUA), que não colaborou com o estudo, ao site The New York Times.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.