*Lucas dos Santos, Da Redação Dia a Dia Notícia
As convenções partidárias para lançamento oficial dos pré-candidatos iniciam nesta quarta-feira (20/07). Durante as convenções, os partidos decidem quem serão os candidatos oficiais a presidente, vice-presidente, governador, vice-governador, senador e suplentes, e os cargos de deputados estaduais, federais e distritais. No Amazonas, os diretórios estaduais dos principais candidatos já estão com data marcada para o lançamento das chapas, o que inclui o fim do mistério dos vices.
Os primeiros partidos a realizar suas convenções serão o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em 23 de julho e o Partido Social Democrático (PSD) em 25 de julho. O PCdoB apoiará a reeleição de Omar Aziz, candidato do PSD ao Senado Federal. O Democracia Cristã (DC) vem logo em seguida, com a convenção marcada para ocorrer entre 27 e 30 de julho.
O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Solidariedade marcaram suas convenções para 30 de julho. Focado na eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a legenda de centro-esquerda abriu mão de uma candidatura própria. As negociações apontam para um possível apoio ao senador Eduardo Braga (AM) para o governo do Amazonas. Já o Solidariedade deverá oficializar a candidatura do deputado estadual Ricardo Nicolau ao governo do Amazonas. Nicolau foi cotado para ser vice de Eduardo Braga, mas a hipótese foi rechaçada pelo parlamentar.
‘Não me passa a ideia de ser vice’, diz Praciano sobre apoio do PT a Eduardo Braga
Braga se reúne com Lula e garante que MDB e PT ‘;vão caminhar juntos’ no Amazonas e em mais oito estados
Vanessa Grazziotin confirma apoio do PCdoB às candidaturas de Eduardo Braga e Omar Aziz
O Pros, do ex-governador José Melo, e a Rede Sustentabilidade também marcaram suas convenções para 30 de julho. No dia seguinte (31/07), na agenda de convenções estão o Partido Socialismo e Liberdade (Psol), que deverá lançar o nome de Marcelo Amil ao governo do estado, e o Progressistas (PP).
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) deve realizar sua convenção em 01º de agosto, lançando a defensora pública Carol Braz ao governo e o ex-deputado Luiz Castro ao Senado. Outro partido de centro-esquerda com convenção marcada para agosto é o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Segundo o presidente estadual da legenda, deputado Serafim Corrêa, a convenção acontecerá em 04 de agosto.
A convenção do Republicanos deve ocorrer no dia seguinte (05/07). Presidido no Amazonas pelo deputado federal Silas Câmara, o partido declarou que seguirá independente, focado em eleger parlamentares em prol de uma bancada conservadora. Contudo, Câmara pode declarar apoio à candidatura de Eduardo Braga.
Outro partido com convenção marcada 05 de agosto é o Podemos, que lançará o ex-vice-governador Henrique Oliveira ao governo do Amazonas. Oliveira foi o único que confirmou quem ocupará o cargo de vice em sua chapa até o momento: a ex-deputada Vera Lúcia Castelo Branco, ex-esposa do ex-deputado Sabino Castelo Branco.
Pódio da eleição
Os partidos dos principais candidatos ao governo deverão realizar suas convenções entre 30 de julho e 05 de agosto. O União Brasil lançará o governador Wilson Lima à reeleição, enquanto Cidadania e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) lançarão o ex-governadores Amazonino Mendes e Eduardo Braga.
A legenda de Amazonino marcou para 30 de julho a realização da convenção partidária, que também deverá lançar o vereador Amom Mandel ao cargo de deputado federal. O MDB ainda não definiu a data, mas é possível que realize sua convenção em 05 de agosto.
O Avante, do prefeito de Manaus David Almeida, marcou sua convenção para 31 de julho. A legenda deverá indicar o nome do vice de Wilson Lima, que fechou uma aliança com o prefeito da capital amazonense. O Partido Liberal, do ex-deputado Alfredo Nascimento, marcou sua convenção para 05 de julho. A legenda deve oficializar a candidatura de Coronel Menezes ao Senado Federal.
Em federação com o Cidadania, o PSDB, do ex-prefeito Arthur Neto, ainda não definiu a data de sua convenção partidária.