*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A convenção do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União), acontecerá no dia 3 de agosto, às 8h, na Arena Amadeu Teixeira, localizada no bairro Flores, na Zona Sul da capital amazonense.
Além de confirmar a candidatura de Cidade, o partido revelará durante o evento nome do candidato a vice-prefeito. Especulações trazem o nome da deputada estadual Joana Darc (União) como a possibilidade mais cotada para concorrer ao cargo, formando uma chapa puro sangue, ou seja, com candidatos da própria sigla.
Na ocasião, a campanha do presidente da ALE também vai confirmar os partidos que vão integrar a coligação majoritária à Prefeitura de Manaus. Com a saída do Partido Democrático Trabalhista (PDT) do ex-deputado estadual Luiz Castro, Cidade tem o apoio do União Brasil, Progressistas, Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Renovação Democrática (PRD), Partido da Mulher Brasileira (PMB) e Podemos.
As coligações são formadas por candidaturas majoritárias para ampliar o acesso ao fundo eleitoral e o tempo de televisão do horário eleitoral gratuito. A Justiça Eleitoral entende a coligação apenas como um partido.
Prazo
Em entrevista nesta quinta-feira, 25, à reportagem, a advogada eleitoral Maria Benigno explicou que as convenções partidárias têm finalidade de divulgar decisões internas do partido que devem, por lei, ser levadas a público, como a definição dos candidatos, apoio a outros partidos, coligações e uso de recursos financeiros como, por exemplo, o fundo partidário.
O prazo final para a realização das convenções foi determinado entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. A maioria dos prazos está prevista na Lei das Eleições (Lei n.º 9.504/1997). A data é também o último dia para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgar os limites de gastos de campanha para cada cargo eletivo em disputa.