Search
booked.net
Search
Close this search box.

Construções irregulares e ligações clandestinas são agravantes para rompimento de tubulações de Manaus

Foto: Divulgação / Seminf

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

O secretário de obras da Prefeitura de Manaus, Renato Junior, revelou que o grande número de construções irregulares e ligações clandestinas são os agravantes para o rompimento das tubulações na capital. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensificou os trabalhos de manutenção nas redes de drenagem entre os dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro devido ao período das fortes chuvas que assolaram a cidade.

Mais de 60 obras foram realizadas pelas equipes da Seminf na capital amazonense. Uma obra emergencial teve que ser realizada na zona Sul devido ao rompimento da tubulação, ocasionado pela pressão das águas do igarapé. Um afundamento na via se formou, o que resultou na cratera.

“Iniciamos essa força-tarefa para minimizar os incidentes causados pelos rompimentos de tubulações antigas, durante as fortes chuvas, agravadas pelo grande número de construções irregulares e ligações clandestinas na tubulação da prefeitura”, explicou Junior.

De acordo com Renato, a principal causa de tantos rompimentos de tubulações nesse curto período de tempo tem como fator principal a falta de manutenção nas redes de drenagem.

“Foram anos de negligência sobre o assunto. A gestão do prefeito David Almeida encontrou sistemas ultrapassados de dreno, que não suportam a pressão e acabam rompendo”, contou o secretário.

O gestor ainda ressaltou que que esses serviços são realizados diariamente e intensificados nesse período chuvoso pelos 17 distritos de obras espalhados pela cidade para minimizar os impactos do inverno amazônico.

“A solução é acompanhar de perto. As equipes dos distritos de obras não têm descanso. Nós ficamos em cima do lance, sempre apostos para atuar nos casos emergenciais e garantir que o problema não se agrave, conforme determina o prefeito David”, explica o secretário.

Além disso, a utilização de tecnologias são essenciais para o trabalho após a gestão do prefeito David Almeida encontrar sistemas ultrapassados de dreno, que não suportam a pressão e acabam rompendo.

“Para isso, estamos investindo no uso de tecnologias, materiais adequados e mais resistentes a grandes volumes de águas. É isso que vai solucionar nossos problemas, só um trabalho de qualidade e duradouro”, afirmou Renato.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.