Search
booked.net
Search
Close this search box.

Conheça a origem da festa do povo da floresta que coloca em disputa paixões pelos bois Garantido e Caprichoso

Foto: Reprodução

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

A disputa entre os bois Garantido e Caprichoso ocorre, anualmente, desde 1965, no município de Parintins (AM), localizado a cerca de 420 quilômetros de Manaus, capital amazonense, e faz divisa com o Pará. O Festival Folclórico de Parintins é marcado pela diversidade da cultura brasileira, sobretudo a nortista, e tem elementos das culturas indígena, africana e europeia. A festa é tombada como Patrimônio Cultural do Brasil.

A origem do festival foi em 1913, quando os bois brincavam fazendo pequenas apresentações nas ruas de Parintins. A brincadeira se popularizou e ganhou características próprias, incorporando as lendas e rituais das etnias indígenas e da cultura popular da Amazônia.

O primeiro festival foi realizado em 1965 com objetivo de arrecadar fundos para a construção da catedral de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins. No primeiro ano, 22 quadrilhas se apresentaram, sem a presença dos bois. Somente no ano seguinte que os bumbás participaram.

Em 1988 foi construído o Bumbódromo, com capacidade para cerca de 25 mil pessoas. A arena é dividida ao meio e nos dias da apresentação, a torcida (chamada de “galera”), fica em completo silêncio no momento da apresentação do boi adversário.

Foto: Divulgação/Secom
Foto: Divulgação/Secom

Lenda dos bois

Com músicas tradicionais, folguedos e fantasias bem elaboradas, a festa encena uma lenda antiga, que perdura até os dias de hoje pela oralidade, sendo contada de geração em geração.

A história do bumba meu boi narra as peripécias de um casal prestes a ter um filho. Quando a mãe, Catirina, tem desejo de comer língua de boi, seu marido, pai Francisco, sacrifica o animal favorito do patrão, que se enfurece e faz juras de morte ao empregado. Aí entra em cena o Pajé, que salva a vida do esposo de Catirina ressuscitando o boi antes que a tragédia se concretize.

Nessa breve reconstituição do conto, deparamos com diversos elementos populares em jogo, sobretudo os relacionados à cultura da Região Norte do país: os povos originários, as criações de gado, as tradições, a culinária e os elementos folclóricos.

Essa fábula é encenada há mais de 100 anos, momento em que se firmou uma rivalidade determinante para a festa de Parintins. O embate entre o Boi Caprichoso e o Boi Garantido remonta ao início das representações pelas ruas parintinenses.

O primeiro boi a entrar em cena foi o Garantido, em 1913. Alguns anos depois, apareceu o Galante, hoje conhecido como Caprichoso. Cada um deles é caracterizado por uma cor. O primeiro ostenta o vermelho, e o segundo, o azul.

 

Foto: Lucas Silva/Secom

56º Festival Folclórico de Parintins

Após 55 edições, o Garantido possui 32 títulos e o Caprichoso 25 – sendo um empate com título para cada um – o boi azul e branco busca seu bicampeonato na edição de 2023, assim como o boi vermelho quer seu destaque novamente na arena e com a galera após instabilidades da direção do bumbá. Este ano, o resultado será divulgado nesta segunda-feira, dia 03.

 

Foto: Lucas Silva/Secom

 

A festa

Os bois Caprichoso e Garantido se apresentam todas as três noites do evento e a ordem é definida por sorteio. Cada apresentação dura no máximo 2h30.

Os bois são avaliados a cada noite por uma comissão formada por nove jurados, que são selecionados em vários estados do Brasil. Ao total, 21 itens são julgados divididos em três blocos.

Itens dos bois:

Amo do Boi: É o dono da fazendo e o dono do boi, é ele quem dá as ordens aos vaqueiros para proteger seu boi mais querido. É ele quem inicia o festival dando as boas vindas e tirando os versos para apresentar e cantar ao público.

Levantador de Toadas: é o responsável pelas músicas cantadas no festival, ele precisa estar afinado com a galera e manter um sincronismo na apresentação das toadas.

Bumbódromo: Arena construída especialmente para a realização do evento, o mesmo tem o formato da cabeça de um boi. Em 2014 foi ampliada e aumentou sua capacidade.

Batucada: é o grupo de percussão do boi Garantido

Boi Bumbá ou Bumba meu boi: originalmente trazido do nordeste brasileiro pelos seringueiros que brincavam nos terreiros de seus alojamentos, aos poucos foi introduzido no folclore amazonense até se tornar a principal forma de expressão do caboclo amazônico.

Contrário: Modo como os bois (simpatizantes) se tratam em Parintins, geralmente não se chamam pelos nomes, como Garantido e Caprichoso e sim contrário.

Porta Estandarte: Representa o símbolo do Boi em movimento. Ela deverá ter garra, desenvoltura, elegância, alegria e sincronia de movimentos entre o bailado e o estandarte.

Cunhã-poranga: Representa a moça bonita, uma sacerdotisa, guerreira e guardiã. Expressa a força através da beleza. Deve possuir desenvoltura e incorporar a personagem.

Rainha do Folclore: Representa a expressão do poder, pela manifestação popular. Deve possuir graça, movimentos com desenvoltura, incorporação, indumentária.

Tribos: Grupos indígenas que se apresentam na arena.

Pajé: O Pajé é o senhor da cênica feitiçaria e representa a cultura indígena na área.

Figura típica: Personagem do boi, lenda Amazônia ou alguma referência ao folclore brasileiro, por exemplo: Bicho folharal, Dona Aurora, Neguinho do Campo Grande  e outros.

Galera: Torcida, item de grande importância pois conta pontos nas apresentações, seu ritmo e sincronia são responsáveis por animar o festival.

Marujada de Guerra: Nome dado ao grupo rítmico composto por tambores e outros instrumentos do Caprichoso. No Garantido é a Batucada.

Leia mais: Jurados divulgam o vencedor do 56º Festival Folclórico de Parintins nesta segunda-feira (03) 

Leia mais: Governador Wilson Lima estuda aumentar Bumbódromo de Parintins 

Leia mais: “Saber popular” é a tônica do Caprichoso na última noite do Festival de Parintins (AM) 

Leia mais: Garantido emociona com toadas clássicas na última noite do Festival de Parintins

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.