*Da Redação Dia a Dia Notícia
Em meio às previsões de um El Niño mais intenso nos próximos meses, representantes das Defesas Civis do Brasil e especialistas internacionais se reúnem em Porto Alegre (RS) para debater medidas de prevenção e redução de riscos climáticos. O encontro ocorre durante o Congresso Internacional de Proteção e Defesa e o Encontro Nacional do Iclei, realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
A reunião busca fortalecer estratégias capazes de reduzir os impactos do fenômeno climático, que pode provocar episódios extremos de seca e chuvas intensas em diferentes regiões do planeta. O evento reúne especialistas de vários continentes, além de gestores públicos e representantes de órgãos de proteção e defesa civil.
Segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), o El Niño já começou a se formar no Oceano Pacífico e há 82% de probabilidade de o fenômeno persistir até o fim deste ano, elevando os riscos de eventos climáticos extremos nos próximos meses.
Diretor-executivo do ICLEI — Governos Locais pela Sustentabilidade na América do Sul, Rodrigo Perpétuo destaca que a preparação prévia é essencial para minimizar os danos causados pelo fenômeno.
“Estar preparado para o El Niño não elimina o risco, mas reduz o impacto, salva vidas e encurta o tempo de recuperação. A preparação começa antes da crise”, afirma.
Para Perpétuo, a redução dos riscos associados ao El Niño depende de planejamento, gestão e ações preventivas desenvolvidas em conjunto com as comunidades locais.
“Ao ter essa perspectiva, governos locais e regionais salvam vidas”, ressalta.
O diretor também destaca a relevância do congresso para a troca de experiências internacionais sobre adaptação climática.
“O congresso é o momento em que essa experiência se torna visível para o mundo, com a participação de especialistas de vários continentes, com delegações confirmadas da América do Sul, Europa e América do Norte”, completa.
*Com informações da assessoria
