Search
booked.net
Search
Close this search box.

Confira os principais nomes para a disputa pela Prefeitura de Manaus em 2024

*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia

Faltando menos de um ano para as eleições municipais de 2024, a disputa pela Prefeitura de Manaus vem ganhando cada vez mais nomes de destaque. Seja pelas pesquisas eleitorais ou pelos resultados das eleições de 2022 já são mais de doze cotados. Até o momento, os levantamentos destacam o atual prefeito, David Almeida (Avante), como o grande favorito para a reeleição. O segundo lugar em todos as últimas pesquisas é ocupado pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que atuou como opositor de Almeida durante seu tempo na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

David tem em seu favor a alta aprovação constatada pelas últimas pesquisas eleitorais. O deputado Amom Mandel, por outro lado, possui o bônus de ter sido o deputado mais votado da história do Amazonas e possuir sua base eleitoral majoritariamente em Manaus. O jovem recebeu 266.382 votos na capital, cerca de 24,05% do total da cidade.

Eleições 2024: pesquisa do Ipen mostra David Almeida liderando, seguido de Amom para disputa em Manaus
Pesquisa eleitoral aponta liderança de David Almeida e segundo turno com Amom Mandel

Outro nome recorrente, embora possua elevada rejeição, é o do ex-prefeito Arthur Virgílio Neto (sem partido), que abandonou o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) após ficar em terceiro lugar na disputa pelo Senado Federal em 2022. Apesar de ter um bom primeiro mandato, a segunda gestão de Arthur Neto foi bastante criticada e ainda é lembrada por problemas recorrentes, como a inauguração relâmpago do Viaduto do Manoa.

Direita em alta

A maior parte dos candidatos se localiza no campo da direita conservadora. Manaus deu mais de 60% para o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas últimas eleições, se tornando um reduto do espectro devido à alta concentração de evangélicos. Dentro dessa ala, dois nomes buscam se firmar: o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) e o coronel Alfredo Menezes, que trava uma disputa na Justiça para continuar no Partido Liberal (PL).

Após tecer críticas e xingamentos a Alberto Neto, Menezes foi processado e expulso pela Executiva Municipal do partido, mas recorreu às instâncias superiores e continua na legenda de Alfredo Nascimento até segunda ordem.

Menezes tenta anular expulsão do PL e crítica Alberto Neto: ‘Não é bolsonarista raiz’
Após expulsão de Menezes, Débora critica Alberto Neto e diz que ele financia blogs de esquerda

Outros nomes que disputam o campo da direita, apesar de se localizarem mais no centro político, são o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União), e o ex-deputado Ricardo Nicolau (Solidariedade). Ambos têm a vantagem de pertencer a famílias extremamente ricas e com tradição política.

Ricardo Nicolau é filho do médio Luiz Fernando Nicolau (1946-2020), que ocupou os cargos de deputado estadual e federal, além de fundar o grupo Samel, uma das principais redes hospitalares do estado. Por sua vez, Roberto Cidade é sobrinho do ex-deputado Orlando Cidade e possui um patrimônio de quase R$ 5 milhões. Antes, foi vereador da cidade de Manaus. Hoje, ele é cotado como provável candidato do governador Wilson Lima (União Brasil).

Outro nome atualmente na direita, apesar de seu histórico progressista, é o da deputada estadual Alessandra Campêlo (Podemos). A parlamentar tem a vantagem de presidir o maior partido em número de filiados do estado – após a fusão do Podemos com o PSC – e ter um ótimo relacionamento com o governador Wilson Lima, que se elegeu pela primeira vez por meio do extinto PSC.

Campelo é vista como uma parlamentar de centro-direita nos dias de hoje, com foco especialmente nos direitos femininos.

Centro-esquerda tentam se articular

Em baixa desde a ascensão do bolsonarismo na capital, candidatos ligados à centro-esquerda tentam se realinhar às perspectivas eleitorais. Dentre os nomes que mais aparecem nas pesquisas estão o do senador Eduardo Braga (MDB), do ex-deputado federal José Ricardo (PT) e da secretária nacional de mulheres do Partido dos Trabalhadores, Anne Moura.

Braga possui a desvantagem de ter um péssimo resultado na cidade de Manaus em sua tentativa de voltar ao governo estadual em 2022. No primeiro turno, o político recebeu 13,22% dos votos na cidade, perdendo para Ricardo Nicolau, o falecido ex-governador Amazonino Mendes e o governador Wilson Lima (União).

No segundo turno, o senador recebeu 40,32%. Apesar do crescimento, não foi suficiente para superar Wilson Lima.

José Ricardo tentou a reeleição para deputado federal, mas não foi bem sucedido. Embora tenha tido mais votos que o deputado eleito Fausto Júnior (União), a federação formada por PT, PCdoB e PV não atingiu o quociente necessário para emplacar um parlamentar. Em Manaus, Zé Ricardo recebeu 68.305 votos, o equivalente a 6,17% do total da cidade.

As duas únicas mulheres atualmente no campo progressista a aparecer na lista são Anne Moura e a defensora pública Carol Braz, que deixou o PDT e ingressou no MDB de Eduardo Braga. O senador é o ponto de ligação entre as duas: Anne foi candidata a vice-governadora na chapa de Braga em 2022 e Carol Braz deu efusivo apoio a ele no segundo turno, ganhando admiração dos correligionários do senador. A petista figura nas últimas pesquisas, mas possui índices bem menores que os de Zé Ricardo.

Pesquisa aponta que Wilson Lima conquista altos níveis de aprovação no interior do Amazonas
TSE abre código-fonte de urna eletrônica para as eleições de 2024
Apoio de prefeitos em 2022 e alta popularidade mostram poder de Wilson Lima no interior do AM

Apoio de Wilson é cobiçado

Reeleito com votação recorde, o apoio do governador Wilson Lima é alvo de de disputa entre os principais candidatos. Inicialmente, ele firmou uma aliança com o prefeito David Almeida. O gestor indicou Tadeu de Souza (Avante) para ser vice do governador na reeleição. Em troca, Wilson indicaria o vice de David Almeida.

Contudo, indícios de afastamento entre os dois tem sido cada vez mais frequentes. Nos bastidores, cogita-se a ideia de que Wilson Lima possa apoiar outros candidatos como Amom Mandel e Roberto Cidade.

Avaliado como regular pelos moradores de Manaus, os próximos meses serão determinantes para saber se o governador será um aliado de peso na capital tanto quanto é no interior do Amazonas.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.