Search
booked.net
Search
Close this search box.

Como tirar o título de eleitor on-line? Saiba o prazo para regularizar o documento

Pessoas acima dos 18 anos que não tiram o título eleitoral estão sujeitos a uma série de restrições e impedimentos legais.

*Da Redação Dia a Dia Noticias

Faltando sete meses para as Eleições 2022, marcadas para ocorrer no dia 2 de outubro, os tribunais regionais eleitorais de todo o país, alertam para o prazo máximo para regularização e emissão do Título de Eleitor, que se encerra no próximo dia 4 de maio. 

A data representa o dia do fechamento do Cadastro Eleitoral, que deve ocorrer 150 dias antes de cada pleito. Por conta das restrições da Covid-19, todo o processo deve ser feito on-line.

Eleitores que precisam fazer o título pela primeira vez (alistamento), transferir o domicílio eleitoral, alterar dados cadastrais ou regularizar sua situação devem realizar seu atendimento remoto no Sistema Título Net, no site do TRE-AM.

Como regularizar ou emitir título de eleitor on-line:

Para realizar o atendimento remoto, o eleitor deve acessar o Sistema Título Net, preencher o formulário com suas informações e anexar os documentos solicitados. Após o preenchimento, é gerado protocolo para acompanhamento.

Havendo necessidade de ajustes nos dados, o cartório eleitoral entrará em contato por e-mail ou WhatsApp, preferencialmente, para a complementação. “Por isso, o TRE reforça a importância do preenchimento correto das informações solicitadas no requerimento para agilizar o atendimento”, ressalta.

Para acompanhar o andamento da solicitação, basta acessar a página do Título Net. É possível também solucionar dúvidas sobre o requerimento, ligando para o Disque Eleitor 148, das 7h às 14h, de segunda a sexta.

Neste ano, serão eleitos os próximos deputados estaduais, deputados federais, governadores, senadores e presidente da República. O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 2 de outubro, e o segundo turno, se houver, em 30 de outubro.

Como tirar o título de eleitor pela 1° vez

Para fazer o alistamento eleitoral pela primeira vez, basta acessar o sistema TítuloNet, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

O sistema vai pedir o envio de pelo menos quatro fotografias para comprovar a identidade do eleitor ou eleitora.

  • Foto em forma de selfie, enquadrando o próprio rosto e segurando um documento oficial de identificação.
  • Uma foto da própria documentação (frente e verso) usada pela pessoa para se identificar na primeira foto.
  • Foto de um comprovante de residência.

Os homens com idade entre 18 e 45 anos também devem encaminhar o comprovante de quitação com o serviço militar.

Após o cadastro, é possível acompanhar a tramitação do pedido também pela internet. Para isso, basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento.

E-título

Processadas as informações, se não houver qualquer pendência basta fazer o download gratuito do aplicativo e-Título no telefone celular ou tablet de qualquer plataforma (Android e iOS) e, a partir daí, utilizar a versão digital do documento, dispensando o título em papel.

Penalidades para quem não tira o título

Pessoas acima dos 18 anos que não providenciaram o título eleitoral estão sujeitos a uma série de restrições e impedimentos legais. Isso porque manter o título regularizado é pré-requisito para outras ações como:

  • Obter passaporte ou carteira de identidade.
  • Receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal.
  • Participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias.
  • Se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.