Manaus, quarta-feira 28 de outubro de 2026
Pesquisar

booked.net

Comissão europeia propõe quarentena de até 14 dias para quem chega do Brasil

A Comissão Europeia propôs, nesta segunda-feira, 25, que medidas restritivas adicionais sejam adotadas pelos países membros da União Europeia para conter a propagação do novo coronavírus. Entre as medidas, a comissão propõe uma quarentena de 14 dias para países nos quais foram detectadas novas variantes do vírus, incluindo o Brasil, de acordo com a reportagem do Estadão.

“Para viagens com origem em países onde foi detectada alguma variante do vírus, os Estados-Membro devem impor sistematicamente medidas de segurança, tais como auto-isolamento, quarentena e localização de contactos por um período de até 14 dias. Em particular, os viajantes devem ser solicitados a colocar em quarentena e fazer testes adicionais na chegada ou após a chegada.”, diz a nota publicada pela comissão.

 

Aeroporto Guarulhos
Fique atento sobre a permissão para a entrada de brasileiros antes de reservar a viagem; mas tenha em mente que tudo pode mudar Foto: Alex Silva/Estadão

A justificativa para a medida, ainda segundo a nota, é  que “as novas variantes do coronavírus e a situação volátil da saúde em todo o mundo exigem mais ações para garantir que qualquer viagem para a UE ocorra com segurança”

A proposta, que ainda será votada por representantes dos países-membro da UE, se aprovada, valerá para viagens essenciais e cidadãos europeus ou residentes que retornam a seus países.

Além da quarentena de 14 dias, a Comissão quer que todos os Estados-membro exijam a apresentação de exame PCR com resultado negativo antes do embarque, feito com, no mácimo, 72 horas antes da viagem. Apenas cidadãos europeus, residentes e familiares terão a possibilidade de fazer o exame após a chegada a seus países.

Também seriam afetados países como a África do Sul e o Reino Unido, que também tiveram variantes do novo coronavírus detectadas em seus territórios

Nota

Os artigos assinados e publicados nesta coluna são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião editorial do Portal Dia a Dia Notícia. O conteúdo opinativo, técnico ou científico apresentado é de responsabilidade exclusiva do colunista.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.