*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
O senador Eduardo Braga reuniu-se com outras lideranças do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) para declarar apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em detrimento da senadora Simone Tebet, pré-candidata do partido à Presidência da República. A reunião com o ex-presidente ocorreu na Fundação Perseu Abramo, em São Paulo, e contou com a presença de 11 lideranças do partido.
Nas redes sociais, Braga publicou sobre o encontro afirmando que tanto ele quanto as outras lideranças do MDB irão “apoiar e caminhar junto” da candidatura de Lula e de Geraldo Alckmin (PSB) já no primeiro turno. Além do senador amazonense, presidente do diretório partidário no estado, estiveram presentes na reunião
- o senador Renan Calheiros e o governador Paulo Dantas, ambos do Alagoas;
- o senador Veneziano Vital do Rêgo, da Paraíba;
- o ex-senador Eunício Oliveira, do Ceará;
- a senadora Rose de Freitas, do Espírito Santo;
- o deputado federal Lúcio Vieira Lima, da Bahia;
- o ex-ministro Edison Lobão, do Maranhão;
- e o ex-ministro Leonardo Picciani, presidente do diretório do Rio de Janeiro.
Membros do grupo de apoio à candidatura de Lula, o governador paraense Helder Barbalho e o ex-ministro Garibaldi Alves Filho, do Rio Grande do Norte, não compareceram à reunião em São Paulo.
Tomamos a decisão de apoiar @LulaOficial comprometidos com o projeto de Brasil que queremos, o fortalecimento da democracia, a retomada do crescimento, emprego, renda e da Justiça social que este país precisa para que nós possamos ter a solidariedade e o enfrentamento da fome! pic.twitter.com/Q0Y07nM3Uj
— Sen. Eduardo Braga (@EduardoBraga_AM) July 18, 2022
Contrariando Eduardo Braga, diretório do MDB em Pernambuco reafirma apoio à candidatura de Simone Tebet
Braga se reúne com Lula e garante que MDB e PT ‘vão caminhar juntos&’ no Amazonas e em mais oito estados
‘Não me passa a ideia de ser vice&’, diz Praciano sobre apoio do PT a Eduardo Braga
Presidente nacional nega apoio
Mesmo com a reunião dos caciques do partido com Lula, o presidente nacional da legenda, deputado federal Baleia Rossi, negou que o MDB apoiará a candidatura do petista. Rossi é um dos fiadores da candidatura de Simone Tebet como representante da chamada terceira via, ao lado do PSDB e do Cidadania.
Contudo, o governador alagoano Paulo Dantas afirmou que as conversas sobre o apoio ainda estão ocorrendo dentro do partido. Ele também ressaltou que irá defender a candidatura de Lula na convenção nacional do partido, marcada para 27 de julho.
“Vamos conversar com todos que fazem o MDB no Brasil para que o MDB marche junto para o fortalecimento da nossa democracia, e a gente entende que a candidatura do presidente Lula representa isso”, declarou.