*Da Redação Dia a Dia Notícia
Entre os meses de janeiro a novembro de 2022, o número de divórcios realizados em Cartórios de Notas do Amazonas registraram queda de 14,5% em comparação ao ano passado, atingindo seu menor número desde o ano de 2019. O fim do isolamento social imposto pela Covid-19 e o retorno das famílias à normalidade de suas rotinas de trabalho e estudo podem ser algumas das razões.
Neste período, foram registrados 705 divórcios em Cartórios de Notas este ano, contra 825 no ano passado onde foi registrada uma marca histórica no estado, mais precisamente durante o auge da pandemia no país, onde houve a obrigação da adoção de medidas de isolamento social.
Os dados constam na Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec), base de dados administrada pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) e que reúne informações dos mais de 8 mil cartórios do país, responsáveis pelos atos de escrituras públicas, procurações, testamentos, atas notariais, autenticações e reconhecimento de firmas.
Na comparação dos 11 primeiros meses de 2022 com o mesmo período de 2020, primeiro ano de pandemia no Brasil, quando foram registrados 723 divórcios, a queda foi de 2,5%. Os meses de novembro, setembro e julho foram aqueles com maior diminuição. Já entre o primeiro e o segundo ano de pandemia houve crescimento de 14% nas dissoluções de casamento no Amazonas.