Search
booked.net
Search
Close this search box.

Com ajuda do Papa Francisco, Arquidiocese de Manaus inaugura Centro de Acolhida do Povo da Rua

Um espaço que quer ser referência para o povo da rua de Manaus foi inaugurado na sexta-feira, dia 14, com a ajuda do Papa Francisco, que enviou boa parte dos recursos para atender o povo sofrido, que enfrenta graves dificuldades em consequência da pandemia da Covid-19. O Centro de Acolhida do Povo da Rua – Dom Sergio Eduardo Castriani está localizado na Igreja Nossa Senhora dos Remédios.

O local leva o nome do Arcebispo Emérito de Manaus Dom Sergio Eduardo Castriani, uma singela homenagem a ele que foi precursor da Pastoral do Povo da Rua na Arquidiocese de Manaus. Castriani faleceu no passado mês de março, em plena pandemia.

Durante a cerimônia foi descerrada a placa da casa pela senhora Marisa Ferreira, catadora de material reciclável da Praça dos Remédios e por Dom Leonardo Steiner, nela continha uma imagem do Arcebispo Emérito e o seu nome. Após esse momento houve o corte da fita que dá acesso a entrada, sendo assim inaugurado o espaço. Na ocasião foi realizado o rito de benção, onde Dom Leonardo aspergiu todo o espaço com água benta. Em procissão, os religiosos e religiosas, padres, agentes pastorais, pessoas em situação de rua e a imprensa foram adentrando o lugar.

O arcebispo de Manaus Dom Leonardo Steiner, o bispo auxiliar, Dom Tadeu Canavarros, a catadora Sra. Marisa Ferreira o idealizador da lavanderia destinada as pessoas em situação de rua, Sr.  Aldenir Vieira, a Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Dra. Alzira Costa, a coordenadora da Pastoral do Povo da Rua, Cássia Silva e o Pároco da Catedral de Manaus Padre Hudson Ribeiro, compuseram uma mesa e cada um tomou a palavra. Agradecimentos e emoção tomaram conta do momento. A catadora de recicláveis, Sra. Marisa, destacou o acolhimento da pastoral junto às pessoas em vulnerabilidade, principalmente na escuta dessas pessoas.

Inauguração do Centro de Acolhida do Povo da Rua

Dom Leonardo fez um agradecimento especial ao Papa Francisco, que destinou verba para ajudar na reforma centro, além de agentes pastorais e voluntários que trabalharam no projeto. Neste espaço de acolhida, além do atendimento social, funcionará uma cozinha para o preparo de refeições, banheiro com 6 chuveiros, lavanderia e armários. Todos esses serviços serão exclusivamente destinados à população em situação de rua do centro de Manaus.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.