*Da Redação Dia a Dia Notícia
Na manhã desta terça-feira (20), foi disponibilizado o gabarito oficial das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), no site do concurso. Também se inicia hoje o prazo para recurso contra questões das provas objetivas. Os exames, realizados no domingo (18), contaram com 36 cadernos de diferentes questões, divididos pelos oito blocos da seleção.
O CNU, chamado de Enem dos Concursos, é o maior do tipo no país, com 2,1 milhão de inscritos e 970 mil participantes, uma abstenção de 54,12%. As provas foram aplicadas em 228 cidades, incluindo todas as capitais. Foram 3.647 locais de aplicação e 72.041 salas.
Segundo o edital, os recursos devem ser apresentados no site do CNU, diretamente à Fundação Cesgranrio, organizadora da seleção. É preciso que o candidato apresente um recurso fundamentado, com argumentos claros sobre o motivo do pedido de impugnação da questão.
O prazo final para apresentar os recursos é nesta quarta (21). O candidato não deve se identificar na hora de contestar as questões. Se houver qualquer sinal que identifique o participante ou a procedência do recurso, o pedido será negado.
Não serão aceitos recursos por meio dos Correios, por email, fax ou fora do prazo estabelecido. Se houver qualquer problema técnico com o computador e o candidato não conseguir enviar a sua contestação, Cesgranrio e MGI não serão responsabilizados, conforme prevê o edital do concurso.
As decisões sobre os recursos serão divulgadas todas de uma vez, junto com o resultado final das provas objetivas, previsto para o dia 8 de outubro. Quando a questão for cancelada, os pontos relativos àquela questão serão dados a todos os candidatos participantes daquele bloco.