*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou o Projeto de Lei nº 174/2025, que institui faixas exclusivas de retenção e proteção para motociclistas nos cruzamentos semafóricos da capital. De autoria do vereador Diego Afonso (União Brasil), a proposta visa aumentar a segurança no trânsito e melhorar a organização do fluxo de veículos em Manaus. A aprovação ocorreu na última segunda-feira (30). O projeto de lei segue agora para sanção do prefeito David Almeida (Avante).
As faixas exclusivas vão reservar um espaço à frente dos carros, para que os motociclistas aguardem a abertura dos semáforos de forma segura, evitando o contato direto com veículos de maior porte, como caminhões e ônibus.
“O crescimento da frota de motocicletas em Manaus exige medidas urgentes. As faixas exclusivas já mostraram resultados positivos em outras capitais e podem salvar vidas ao reduzir os riscos de acidentes”, destacou o vereador Diego Afonso.
Além de reforçar a proteção dos motociclistas, a iniciativa promete contribuir para a fluidez no trânsito e uma mobilidade urbana mais eficiente. O projeto se baseia em experiências bem-sucedidas de cidades como São Paulo e Recife, onde a implantação dessas faixas resultou na diminuição de acidentes.
Com a aprovação no plenário da CMM, o projeto segue para as próximas etapas e deve ser encaminhado para sanção do prefeito nos próximos dias.