Há cinco meses, o Amazonas enfrenta a pandemia do novo coronavírus. Dos 62 municípios no Estado, todos já registraram casos de pessoas infectadas pela covid-19. No entanto, desse total, apenas cinco ainda tiveram nenhuma perda de paciente da covid-19. São eles: Anamã, Ipixuna, Canutama, Apuí e Envira.
Anamã, o primeiro na lista, com maior número de casos das cidades sem mortes do vírus, acumula 430 diagnósticos positivos. A primeira infecção foi constatada no dia 14 de abril no município na calha do Solimões.
Penúltimo a registrar pessoas contaminadas, Ipixuna tem apenas 376 casos confirmados. Ali, somente no dia 22 de junho foram registrados os três primeiros infectados. Antes da respectiva data, foram mais de três meses resistindo ao vírus no município localizado a 1.364.6 quilômetros de Manaus.
Já Canutama registrou 185 casos da covid-19. O primeiro caso confirmado foi no dia 19 de abril.
Apuí é o município na lista com segundo menor número de casos da covid e totalizou 98 positivos. No entanto, os dados não são atualizados frequentes no boletim da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). A princípio, a pandemia chegou na cidade em confirmação no dia 8 de maio com oito casos na mesma data.
O município de Envira foi o último a registrar contaminação pelo coronavírus. A cidade também tem menor número de casos no estado, com 80 pessoas que tiveram diagnóstico positivo a doença. No dia 7 de julho foram confirmados os primeiros 4 infectados no município. A partir desse dia, o Amazonas passou a ter o coronavírus em todos os municípios.