Nas últimas semanas, diante das recomendações de auto isolamento para prevenir o avanço de contaminações pelo novo coronavírus (Covid-19), muitas pessoas estão passando mais tempo em casa e buscando formas de se entreter. Um fato curioso é que aumentou o interesse do público por filmes que falam sobre epidemias.
Se você se enquadra neste perfil, o Dia a Dia On-line, separou algumas dicas de filmes sobre epidemia para você assistir seguro na sua casa. Prepara a pipoca e aproveite a quarentena!
Filme Contágio (2011)
Com um grande elenco que conta com Gwyneth Paltrow, Matt Damon, Kate Winslet, Jude Law, Bryan Cranston e Laurence Fishburne, Contágio é um dos filmes que aborda o tema de maneira mais realista. O longa acompanha o rápido progresso de um vírus letal, demonstrando muito bem como uma pandemia, quando realmente perigosa, pode gerar caos e criar um sério risco à sociedade moderna. Ao mesmo tempo, cientistas do mundo inteiro somam esforços para encontrar uma cura e impedir que o pânico social se torne mais uma das consequências do vírus.
Filme Epidemia (1995)
Com Dustin Hoffman, Rene Russo e Morgan Freeman no elenco, Epidemia acompanha um coronel-médico do exército americano que está pesquisando uma doença que mata rapidamente as pessoas infectadas. Quando a enfermidade atinge uma pequena cidade dos Estados Unidos, o exército a isola, mas, por algum motivo, o cientista é impedido de poder ajudar os moradores do local.
Filme Eu sou a lenda (2007)
O filme pós-apocalíptico mistura ficção científica, terror e suspense para contar a história do virologista Robert Neville (Will Smith), o único imune a um vírus do sarampo que foi geneticamente modificado para tentar curar o câncer. Resultado: o vírus mata 90% dos infectados e o resto vira… “vampiro”. Neville tenta por diversas formas encontrar uma cura para a doença, inclusive capturando uma criatura infectada para ver os resultados de seus experimentos. Por fim, a humanidade consegue se salvar graças aos esforços do especialista.
Guerra Mundial Z (2013)
Se em “Eu Sou a Lenda” os infectados podem se transformar em vampiros, no filme protagonizado por Brad Pitt eles viram zumbis. Uma doença misteriosa explode praticamente ao mesmo tempo e, para piorar, aqueles mordidos ou arranhados pelos infectados contraem a doença. Pitt interpreta um ex-investigador da ONU que precisa se salvar ao lado da mulher e as duas filhas. O filme foi sucesso de bilheteria pelos efeitos visuais impressionantes e a jornada carregada de aventura. Os militares criaram inúmeras bases para receber as pessoas enquanto a OMS continua tentava controlar a pandemia. Há uma união entre diferentes frentes até que um patógeno desconhecido que deixa as pessoas “camufladas” é testado. Agora que consegue passar despercebida pelas criaturas, a humanidade se reúne para enfrentar os zumbis.
Filme Vírus (2009)
Vírus, em inglês Carriers (Pandemia), é outro filme que mostra todo o suspense de uma epidemia. Ele conta a história de um vírus mortal que se espalhou por todo o mundo. O roteiro gira entorno de Danny (Lou Taylor Pucci), Brian (Chris Pine), Bobby (Piper Perabo) e Kate (Emily VanCamp) que estão a procura de um lugar seguro para ficar e eles acreditam que em uma praia isolada relacionado a infância deles pode ser este lugar. Na história, os quatros percorrem a estrada rumo a praia, porém o carro quebra e eles ficam abandonados no meio do caminho. E assim, começa a saga para sobreviver e lutar não só contra o vírus quanto a desconfiança em relação às pessoas. O filme foi lançado em 2009 e dirigido por Alex Pastor e David Pastor.
Filme Ensaio sobre a Cegueira (2008)
Ensaio Sobre a Cegueira, em inglês Blindness, é outro filme que também retrata um caso de epidemia, a doença cega as pessoas que são contaminadas. Todo começa com um taxista japonês que para o transito ao alegar que não consegue mais dirigir porque está ficando cego. Depois disso, todas as pessoas que têm algum tipo de contato com ele também começam a ficar cegas e a doença vai se espalhando. O governo trata a doença como uma epidemia e todos que foram contaminados são isolados e colocados de quarentena. O filme foi lançado em 2008 e dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles.