Search
booked.net
Search
Close this search box.

Ciclone extratropical atinge Santa Catarina com rajadas de mais de 100 km/h; entenda

Efeitos do ciclone em Santa Catarina (Imagem: Reprodução/Redes sociais)

Um ciclone extratropical em formação está atingindo o estado de Santa Catarina nesta quarta-feira (10). O fenômeno fez a Defesa Civil colocar um alerta para alagamentos, deslizamentos de terra e inundações.

De acordo com o órgão, o maior risco está nas cidades do Litoral Norte, parte do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. As rajadas de vento podem passar dos 100 km/h e devem durar todo o dia. O acúmulo de chuva em algumas regiões pode chegar a 250 milímetros.

Veja vídeos: https://youtube.com/shorts/PlnKdrkr3dY?feature=share

https://youtube.com/shorts/qKtx7k4Ip_k?feature=share

Ciclone extratropical

Segundo a MetSul, um ciclone extratropical é um fenômeno meteorológico caracterizado pela formação de tempestades e fortes rajadas de vento. São definidos como sistemas de baixa pressão atmosférica de escala sinótica que ocorrem nas regiões de latitudes médias.

Esse tipo de ciclone não costuma ser formado em regiões tropicais, por isso a nomenclatura. Segundo o site, “os sistemas extratropicais são normais no litoral da Argentina e na foz do Rio de Prata, algumas vezes se originando na costa do Rio Grande do Sul. Trata-se, assim, de uma posição mais ao Norte que o habitual”. Isso faz com que a formação em Santa Catarina seja algo fora do habitual.

O Inmet alerta ainda que os ventos fortes devem atingir o estado de São Paulo. “O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos de grande perigo (vermelho) para fortes chuvas e ventos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Da mesma forma, foi publicado aviso vermelho para o litoral de São Paulo, que também será atingido por ventos intensos“, diz o órgão.

*Com informações do Olhar Digital 

 

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.