*Da Redação Dia a Dia Notícia
A China suspendeu, por 60 dias, a importação de carne de frango do Brasil após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no país. A informação foi divulgada, nesta sexta-feira (16), pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, durante entrevista à TV Globo. O caso foi registrado em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS) e levou à interdição da área e a eliminação das aves remanescentes.
Segundo o Ministério da Agricultura, o consumo de carne de frango e ovos segue seguro. A gripe aviária não é transmitida por alimentos, e o risco de contaminação em humanos é considerado baixo, ocorrendo principalmente entre profissionais com contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas.
A granja gaúcha registrou o primeiro foco da chamada influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em criação comercial. Até então, todos os casos detectados no Brasil envolviam apenas aves silvestres. Com a detecção, a Secretaria de Agricultura do estado iniciou uma investigação em um raio de 10 km da propriedade para verificar se há outros focos da doença.
O vírus da gripe aviária circula desde 2006 e é mais comum na Ásia, África e no norte da Europa. A suspensão temporária por parte da China representa um impacto relevante para o setor avícola brasileiro, já que o país asiático é um dos principais compradores da proteína nacional.