Search
booked.net
Search
Close this search box.

China prometeu represália aos Estados Unidos após visita de Pelosi

Nazri Rapaai/Malasya Departament Of Information/AFP

*Victor Cavalier – Da redação Dia a Dia Notícia

A chegada de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos da América, na ilha Taiwan, nesta terça-feira (2), tensionou as relações entre EUA e China.

O governo Chines monitorou o voo de Pelosi e solicitou que aviões de guerra sobrevoassem a ilha.

Pequim prometeu represálias ao Estados Unidos, por considerar a viagem uma provocação. O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China se pronunciou em relação a presença americana na ilha como:

“uma violação severa do princípio de Uma Só China, infringe severamente a soberania e a integridade territorial da China, prejudica severamente a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan, e emite um sinal severamente errado às forças secessionistas da ‘independência de Taiwan'”.

O Ministério de Defesa da China afirmou que as Forças Armadas estão alertas, além disso, lançarão “operações militares com alvos específicos“.

O último representante do governo estadunidense a visitar Twian foi Newt Gingrich, em 1997. Agora, após 24 anos, Pelosi visita à ilha, e ressalta o apoio a democracia:

“Nossa solidariedade com os 23 milhões de moradores de Taiwan é mais importante do que nunca, em um momento no qual o mundo encara uma escolha entre a autocracia e a democracia”, afirmou Pelosi.

Sobre o voo

A presidente da Câmara realiza uma visita a Singapura, Malásia, Coreia do Sul e Japão, o governo norte-americano não tem como destino final a ilha de Taiwan, porém o site Flight Radar, apresentou uma mudança anormal no trajeto para o destino final. O avião fez uma grande curva ao longo no contorno do mar chines. Confira a imagem do radar:

 

Voo norte-americano indo em direção à Taiwan Foto: Reprodução

 

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.