Search
booked.net
Search
Close this search box.

Chega ao Brasil avião com 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca

Pousou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 17h30 desta sexta-feira (22/1), um avião comercial da Emirates com 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca.

A aeronave Boeing 777-300 saiu da Índia na quinta-feira (21/1), após atraso do governo local para liberar a exportação das doses para o Brasil. As vacinas devem começar a ser distribuídas aos estados neste sábado (23/1). Neste momento, funcionários do terminal aéreo realizam o descarregamento do lote de vacinas que passará por trâmites alfandegários em Guarulhos, conta o Metrópoles.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, juntamente com os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Fábio Faria Comunicações), receberão os imunizantes. O embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, também participará do encontro.

A carga com 2 milhões de doses do imunizante da Oxford/Astrazeneca seguirá de Guarulhos para o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, em um voo feito por um Airbus A330neo da companhia aérea Azul. A partir de então, ficam sob responsabilidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Inicialmente, o transporte das vacinas estava marcado para a quinta-feira (14/1), mas o voo foi cancelado após o governo indiano vetar a liberação das doses. Na manhã desta sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) negou qualquer complicação diplomática com Índia ou China.

“Nunca houve qualquer estremecimento nas relações entre Brasil e China e entre Brasil e Índia. A China precisa de nós, nós precisamos da China e o mundo é assim. Jamais fechamos as portas para seja qual país for. Estamos sempre prontos a atender os interesses nacionais e, obviamente, preservar aquilo que temos de mais sagrado, que é a nossa soberania”, disse ele em entrevista transmitida pela CNN Brasil.

Distribuição

A vacina já tem autorização para uso emergencial expedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O imunizante é produzido pelo Instituto Serum, da Índia, que foi atingido por um incêndio nessa quinta-feira (21/1). O governo local informou que a produção das vacinas não foi prejudicada. Cinco pessoas morreram no incêndio.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.