*Por Audrey Bezerra
Tiradentes foi fundada por volta de 1702 e apresenta um dos conjuntos arquitetônicos mais preservados entre as cidades históricas brasileiras. É um lugar para andar pelas ruas de pedras, e a cada rua, cada esquina você descobre um novo cenário, casarões espetaculares e uma igreja charmosa. Todo o centro histórico da cidade pode ser considerado ponto turístico. Cada esquina rende uma bela imagem e sempre há um cantinho para sentar, descansar e apreciar.

A cidade fica a 190 quilômetros da capital Belo Horizonte e a 160 km de Ouro Preto. Há muitas igrejas, museus, prédios e monumentos para visitar. É uma das cidades históricas mais charmosas do estado, com importantes exemplos de arte barroca que enriquecem sua paisagem. Algumas de suas principais construções possuem o toque magistral do escultor Aleijadinho. Graças a seu rico patrimônio histórico, a cidade foi escolhida com frequência como set para gravações de filmes, novelas e minisséries de época, alguns exemplos são: “Hilda Furacão”, “Memorial de Maria Moura” e “O Menino Maluquinho”.
Os pontos turísticos em Tiradentes são muito próximos e facilmente você consegue andar a pé pela cidade. Além disso, os visitantes encontram opções variadas de passeios e charmosas pousadas para quem quiser se hospedar. Uma indicação é a Casa de Violeta Pousada, que está localizada no centro histórico de Tiradentes, ao lado da Igreja das Mercês e a poucos metros da praça principal.
Ao visitar Tiradentes, não deixe de percorrer o circuito religioso da cidade, que conta com lindas igrejas e capelas. Quando estiver em Tiradentes, não perca a chance de conhecer a Igreja Matriz de Santo Antônio (principal igreja da cidade), a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja da Santíssima Trindade.
A Igreja Matriz de Santo Antônio é o mais antigo e principal templo católico de Tiradentes, no Brasil, e um grande exemplo de arquitetura e arte barroca e rococó. Por dentro a igreja esbanja riqueza! São mais de 480 quilos de ouro adornando o altar e fazendo da Matriz de Santo Antônio a segunda igreja mais rica do Brasil.
Com mais tempo em Tiradentes, vale também visitar a Capela Bom Jesus da Pobreza, a Capela de São Francisco de Paula, a Capela de São João Evangelista e a Capela de Nossa Senhora das Mercês. Cada uma possui histórias surpreendentes.
Também vale um passeio pelo Centro Histórico de Tiradentes, Largo das Forras, Chafariz de São José e o Museu Casa Padre Toledo.
Outro destaque que merece uma visita é o Museu da Liturgia. É o único museu dedicado ao tema na América Latina. Uma ótima dica para quem está em busca de material e acervo religioso. O museu apresenta mais de 400 objetos de uso litúrgico e também arte sacra, como pinturas, esculturas, ex-votos, objetos em metal e madeira e vestuário, muitos guardados por décadas dentro de sacristias e abandonados ao tempo.
Hoje, o acervo, que data do século XVIII ao século XX, foi totalmente restaurado e preserva a memória da vida litúrgica de Tiradentes. Além das peças em exposição, o museu conta também com material audiovisual. O casarão onde funciona o museu está localizado na rua mais antiga da cidade, porém já não preserva grande parte das características originais.
Vá a São João del Rei em um trem Maria Fumaça
Coloque no roteiro o passeio de Maria Fumaça, que leva os visitantes de Tiradentes até São João del Rei (e vice-versa) em 40 minutos por uma estrada de ferro, inaugurada em 1881 com a presença de Dom Pedro II.
É uma das poucas máquinas a vapor no mundo que ainda roda em trilhos de bitola de 76 cm. É uma viagem pela história e cultura ferroviária de Minas Gerais. As passagens podem ser adquiridas nas bilheterias das estações em Tiradentes e São João del Rei ou pela internet (https://vlitremturistico.buson.com.br/).
Leia mais: Minas Gerais: riquezas culturais, históricas e uma culinária memorável