*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição será oficialmente entregue à população nesta sexta-feira (12), às 14h, após passar por um amplo processo de restauração financiado pelo Iphan, que destinou R$ 4,5 milhões para recuperar o principal templo católico de Manaus. A solenidade marcará a conclusão das obras e reunirá autoridades, representantes da Igreja e da comunidade.
Esta é a terceira das três igrejas centenárias do Centro Histórico de Manaus (AM) que receberam restaurações pelo Iphan-AM. Em junho, foi entregue a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios; e, em novembro, foi finalizada a primeira etapa da reforma da Igreja de São Sebastião.
Somadas, as restaurações alcançam R$ 8 milhões, obtidos por emenda da bancada parlamentar federal. Os três imóveis integram o conjunto urbano de Manaus tombado pelo Iphan, e também são tombados como bens isolados pelo Governo do Estado do Amazonas.
O pedido de reforma das igrejas partiu da Arquidiocese de Manaus à bancada federal em 2022 e contou com o apoio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), além do Iphan, para a elaboração do projeto de engenharia, arquitetura e orçamento.
