O apresentador Luciano Huck compartilhou no Instagram, nesta sexta-feira, 7, um caso de racismo sofrido por um motoboy dentro de um condomínio na cidade de Valinhos, interior de São Paulo. O entregador foi alvo de ofensas e de agressão física por um cliente de um aplicativo de delivery.
O caso de Matheus Pires, que aconteceu no dia 31 de julho, repercutiu na internet após a sua mãe compartilhar as filmagens do ocorrido. Huck conversou por vídeo com Matheus e ainda prometeu presentear o entregador com uma moto nova.
O motoboy contou que enfrentou um problema no interfone, e por não conseguir falar com o cliente, atrasou a entrega. “Quando cheguei na casa, ele [o morador] já veio com xingamentos”, disse.
Um vizinho começou a filmar apenas depois de a discussão começar. De acordo com o motoboy, antes da gravação iniciar, o homem jogou uma latinha de refrigerante na direção do entregador.
É possível ver Matheus sendo chamado de “lixo” e “semianalfabeto”. O agressor diz ainda que o jovem tem “inveja da vida que as pessoas dali têm”, e afirma que o profissional não tem onde morar, nem “nunca vai ter nada disso aqui”. Em dado momento, o homem branco aponta para o braço e diz que o entregador negro tem inveja daquilo, mas nunca poderá ter aquilo.
O entregador responde, a cada frase, pedindo respeito. Matheus contou a Huck que conseguiu manter a calma pois faz parte dos seus princípios como testemunha de Jeová. Após o ocorrido, foi registrado um Boletim de Ocorrência contra um agressor.
View this post on InstagramA post shared by Luciano Huck (@lucianohuck) on