Search
booked.net
Search
Close this search box.

Caso Arthur do Val: relator pede cassação do deputado após áudios sexistas sobre refugiadas da Ucrânia

Conhecido na internet como Mamãe Falei, Arthur foi alvo de mais de vinte pedidos de cassação por comentários machistas sobre refugiadas
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
*Da Redação Dia a Dia Notícia

O deputado estadual Delegado Olim (PP-SP), relator do processo contra Arthur do Val, o Mamãe Falei (União-SP), deu parecer favorável à cassação do parlamentar. Olim enviou seu relatório nesta quinta-feira (07/04) ao Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Arthur do Val foi alvo de mais de vinte pedidos de cassação na Alesp após o vazamento de áudios sexistas. O deputado havia viajado para a Ucrânia, alguns dias depois da invasão russa, supostamente para auxiliar soldados ucranianos. Contudo, as gravações vazadas mostraram que o parlamentar estava mais interessado nas mulheres que fugiam da guerra. O membro do Movimento Brasil Livre (MBL) afirmou que as refugiadas ucranianas seriam “fáceis porque são pobres”.

A repercussão do caso fez Arthur se desfiliar do partido em que estava, o Podemos, seguido por outros membros do MBL. O deputado também se afastou do movimento, a fim de “não atrapalhar”.

Deputado de São Paulo diz que ucranianas ‘são mais fáceis porque são pobres’ e gera revolta
Sob risco de cassação, Arthur do Val se desfilia do Podemos e deixa o Movimento Brasil Livre
Eduardo Braga repudia fala de Arthur do Val sobre as mulheres ucranianas e esquece destrato à ministra Flávia Arruda

Reincidente

Em seu relatório, o Delegado Olim rebateu  os argumentos da defesa de Arthur do Val, ressaltando que o youtuber é “reincidente em faltas disciplinares”. O texto será analisado pelos membros do Conselho de Ética na próxima terça-feira (12/04). Após lido, os oito deputados do conselho deverão votar para decidir se Arthur será advertido, censurado ou cassado.

Olim destacou que as atitudes do deputado prejudicou a imagem da Assembleia Legislativa e que ele já acumula outras duas advertências no Conselho de Ética.

“Os critérios de apenamento devem, em nosso parecer, serem agravados pela circustância de que o representado é reincidente em faltas disciplinares”, diz um trecho do relatório.

De acordo com a deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB-SP), presidente do conselho, a tendência é de que a casa legislativa casse o mandato de Arthur.

Por meio de nota, Arthur do Val afirmou que recebeu o relatório “com tranquilidade” e continuou alegando que seus comentários “não consituem crime”. Por fim, o deputado estadual diz não ter dúvida de que “o Parlamento irá respeitar a vontade de 500 mil paulistas que o elegeram para o mandato que ele exerce com dedicação e honestidade”.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.