booked.net

Carvão ativado x Clareamento dental

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on print
Dentes brancos e bem alinhados representam padrão de beleza mundial. E influenciam na autoestima, nas relações interpessoais e profissionais. E, hoje, não faltam opções de produtos e técnicas que prometem o sorriso perfeito. Um dos produtos bastante veiculado é o carvão ativado em pó, em pasta dental e até mesmo em escova, como promessa de clarear os dentes.
O carvão ativado tem sido divulgado nas mídias sociais por grandes influenciadores, relatando sua ação clareadora.
Atualmente, a mídia tem exercido um grande papel de divulgação, influenciando desde a escala de cor dos dentes até o alinhamento dentário.
Esses veículos de propaganda indiscriminada de produtos odontológicos com ação clareadora constitui um grande perigo para a saúde bucal dos pacientes, tendo em vista, quem não há evidências científicas sobre os benefícios desses produtos e tememos os possíveis problemas que podem surgir com o seu uso.
Além disso, a divulgação está muito voltada ao potencial clareador, sem explicações do seu mecanismo de ação ou abrasão.
O carvão ativado, que é uma forma de carbono puro de grande porosidade, é um pó de coloração negra e que tem grande propriedade absorvente.
Com o uso do carvão ativado, há a remoção de manchas extrínsecas  da superfície do esmalte por abrasão, consequentemente, ocorre um desgaste do esmalte dentário, deixando-o mais “claro” devido ter sofrido abrasão.
Portanto, um processo completamente diferente ao clareamento oferecido por profissionais por meio do uso de substâncias com o peróxido de hidrogênio e carbamida, que há efetividade e embasamento científico de sua ação clareadora.
A abrasão causada pelo carvão ativado, pode causar danos irreversíveis e sensação dolorosa, podendo evoluir para outras doenças. Além do mais, não há evidências de flúor na composição desses cremes dentais a base de carvão ativo, tendo em vista, que seu uso seja de ação obrigatória.
Portanto, reforça-se o cuidado com os produtos de ações milagrosas veiculados na internet e antes de se submeter a qualquer tipo de tratamento, consulte um dentista, que é o profissional qualificado para lhe oferecer informações seguras.

Dra. Lorena Isabelle Bezerra

*Odontóloga – CRO-AM 5433. Graduação em Odontologia – IAES( Instituto Amazônia de Ensino Superior). Curso de Capacitação em Cirurgia bucal avançada – UEA (Universidade do Estado do Amazonas); Pós-graduação em Saúde do trabalhador – Faculdade Eficaz de Maringá; Cursando Atualização em Ortodontia – APCD-SP (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on print

Siga-nos no Facebook

Publicidade

Últimas Notícias