Manaus, quinta-feira 17 de julho de 2025
Search

booked.net

Caprichoso reverencia a retomada dos povos originários na última noite de Festival de Parintins (AM)

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

Na terceira e última noite de apresentações do 58º Festival de Parintins, nesse domingo (29), o boi Caprichoso abriu a programação no Bumbódromo levando para a arena o tema “Kaá-eté – Retomada pela Vida”. O evento é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e reúne milhares de espectadores no maior espetáculo a céu aberto do mundo.

Estreando como tripa oficial do Caprichoso este ano, Edson Azevedo Júnior, falou da honra de integrar a equipe na arena. “É uma noite muito especial porque nós mostramos que realmente queremos, nos preparamos para esse espetáculo. Foi espetacular, com certeza vai dar vitória para a nossa galera azul-branca. E pisar na Arena como item oficial é uma emoção muito grande, porque eu carrego comigo um legado de família”, disse Edson.

Destaques

A apresentação destacou a lenda amazônica de Waurãga, reverenciada como a senhora e guardiã da floresta, responsável por convocar e comandar os Kãkãnemas, espíritos da mata que se manifestam no corpo dos animais de todas as espécies. Dentro da alegoria, a cunhã-poranga Marciele Albuquerque foi ovacionada pelo público.

Na sequência, a figura típica regional “O Seringueiro da Amazônia” ganhou destaque na arena, homenageando os trabalhadores da extração do látex e suas tradições, em especial, Chico Mendes. O boi azul levou para arena a filha do seringueiro e ativista, Ângela Mendes.

Encerrando o espetáculo do Caprichoso, o Ritual de Cura Yawanawá, com alegoria desenvolvida pelo artista Algles Ferreira, evidenciou a tradição ancestral do povo Yawanawá, que vive às margens do Rio Gregório, no Acre. A apresentação reverenciou os rituais de cura e a espiritualidade indígena.

No meio da galera, como item 19, o universitário Matheus Lucas, 26, expressou a emoção da última noite. “É muito gratificante estar aqui pela terceira vez, como se fosse a primeira vez. Acho que o Caprichoso veio preparado, é grandioso. Ele faz um espetáculo. O treta vem aí!”, comentou o torcedor.

A programação do 58º Festival de Parintins se encerra neste domingo (29/06), com a última noite de disputas entre os bois no Bumbódromo.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.