*Da Redação Dia a Dia Notícia
O boi Caprichoso vai se apresentar no Bumbódromo sem o auxílio de guindaste no Festival de Parintins deste ano. A informação foi dada, na sexta-feira (14), pelo presidente do bumbá, Rossy Amoedo, que alega seguir normas do Corpo de Bombeiros e Ministério Público.
A declaração do presidente do Caprichoso aconteceu após uma página de torcedores do bumbá publicar que a falta do guindaste seria uma estratégia para economizar recursos, que seriam direcionadas à Escolinha de Artes do Caprichoso. As despesas administrativas com a tecnologia chegam a R$ 2 milhões.
“Só a título de esclarecimentos a saída do guindaste não tem nada que ver com a abertura da escolinha e nem custo, e sim a determinação do Corpo de Bombeiros e MP”, disse por meio de comentário nas redes sociais.
Em reunião com sócios no Curral Zeca Xibelão em Parintins, Rossy Amoedo confirmou a suspensão do guindaste. “Eu não sei se é uma notícia boa ou ruim, ano que vem nós não teremos a utilização do guindaste, mas vamos economizar um pouco mais né”.
No passado, o Corpo de Bombeiros emitiu um laudo técnico em que não autorizava o uso de guindastes pelo bumbá na apresentação de alegorias no festival. A nota assinada pelo comandante geral da corporação, Alexandre Freitas, considerava que a demonstração do uso do equipamento apresentava alto risco para a segurança do público e dos trabalhadores.
Porém, o Caprichoso utilizou o guindaste após uma liminar do desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior derrubar a nota técnica do Corpo de Bombeiros após a agremiação ter apresentado as documentações técnicas e planos de segurança necessários.
*Com informações do portal Rios de Notícias