*Da Redação Dia a Dia Notícia
Uma cadela conhecida como caramelo teve a boca mutilada após ser atingida por um catolé na noite do Revéilon (1º), no bairro Santa Etelvina, zona Leste de Manaus. Segundo o Hospital Público Veterinário do Amazonas, o estado de saúde da cadela é considerado grave e precisará passar por cirurgia nesta sexta-feira (2).
Conforme as informações de moradores, a cadela teria se agitado com a queima de fogos na rua logo após a virada de ano, quando moradores soltaram fogos nas proximidades do local onde ela costumava ficar. Ao se aproximar, o objeto explodiu rapidamente e o animal foi atingido, sofrendo mutilações em partes da boca. A cadela foi socorrida e encaminhada ao Hospital Público Veterinário, onde segue em acompanhamento veterinário.
A Policia Civil do Amazonas (PC-AM), segue investigando quem foram os responsáveis por maltratar o animal. No Brasil, a legislação prevê sanções penais e administrativas para quem cometer maus-tratos a animais. A Lei nº 9.605/1998 estabelece penas de detenção de três meses a um ano, além de multa. Para maus-tratos a cães e gatos, a Lei nº 14.064/2020 aumenta a pena para reclusão de dois a cinco anos.
