Search
booked.net
Search
Close this search box.

“Cadê os Yanomami?”: web cobra atitude do governo após ataque de garimpeiros à aldeia onde menina foi estuprada e morta

Ativistas indígenas, famosos e usuários levantaram o questionamento após ataques contra aldeia indígena em Roraima
Foto: CrisVector/Reprodução/Twitter
*Da Redação Dia a Dia Notícia

Usuários das redes sociais levaram a frase “Cadê os Yanomami” para o topo das pesquisas nesta terça-feira (03/05). No Twitter, usuários cobraram o governo federal para que tomasse uma atitude conta à invasão de garimpeiros na Terra Indígena Yanomami, localizada em Roraima.

Estima-se que pelo menos 20 mil garimpeiros estejam agindo de forma ilegal dentro da terra indígena que faz fronteira com a Venezuela. O território foi homologado em 1992 durante o governo de Fernando Collor de Mello e possui uma área de quase 9,5 milhões de hectares.

Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), os invasores estão há tempos “cometendo crimes de diversas naturezas, tendo os indígenas do território como alvo. Mulheres, jovens, adolescentes e crianças são as principais vítimas”.

As mensagens questionando o destino dos indígenas yanomami foram levantadas após o desaparecimento de 25 pessoas de uma aldeia no território. Na mesma aldeia, uma adolescente foi estuprada e morta por garimpeiros e uma menina de 4 anos morreu afogada durante um ataque.

Menina ianomâmi morre após ser estuprada por garimpeiros, afirma entidade
MPF denuncia tragédia humanitária decorrente do garimpo ilegal na Terrra Indígena Yanomami

O desaparecimento dos indígenas foi noticiado nessa semana com exclusividade pelo coletivo jornalístico independente Mídia Ninja. O grupo Jornalistas Livres publicou um vídeo sobre o ataque à aldeia indígena. O local foi incendiado pelos garimpeiros, mas nenhum dos moradores foi encontrado:

No Twitter, usuários regulares e famosos passaram o dia questionando onde teriam ido os indígenas yanomami:

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.