Search
booked.net
Search
Close this search box.

Cabide de empregos: vereadores não eleitos assumem cargos estratégicos na gestão de David Almeida

Arte: Marcus Farias/Dia a Dia Notícia

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Os ex-vereadores Sassá da Construção Civil, Fransuá, Alonso Oliveira e Wallace Oliveira, que não foram eleitos nas eleições municipais de 2024 vão assumir cargos estratégicos na gestão do segundo mandato de David Almeida (Avante), prefeito de Manaus, que se iniciou na quarta-feira (1º). Esses ex-vereadores são os mesmos que apoiaram Almeida na campanha eleitoral de 2024 e também dentro do parlamento municipal.

Entre os escolhidos pelo prefeito está Sassá da Construção, que encerrou seu mandato como vereador e foi nomeado secretário especial da prefeitura de Manaus.

Já o ex-vereador professor Fransuá vai assumir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima).

Outros ex-vereadores também foram incluídos no novo secretariado, como é o caso de Alonso Oliveira que assumirá a Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Wallace Oliveira será o ouvidor-geral do município, cargo vinculado à Controladoria-Geral.

“Mesmo não sendo reeleitos, não vou deixá-los para trás”, afirmou David Almeida. Os ex-parlamentares votavam conforme os interesses da prefeitura de Manaus e faziam parte da base aliada de Almeida na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Vale ressaltar que um dos ex-vereadores esteve recentemente envolvido em polêmica na Justiça Eleitoral, onde seu partido, o Democracia Cristã, foi acusado de cometer fraude à cota feminina nas eleições, o que pode levar à cassação de mandato dos vereadores Elan Alencar (reeleito) e a perda dos votos obtidos pelo vereador Wallace Oliveira (não reeleito).

Conforme denúncia, o DC utilizou uma mulher como candidata falsa para meramente preencher o percentual mínimo e obrigatório exigido pela legislação eleitoral, que obriga os partidos a terem pelo menos 30% de mulheres entre os candidatos lançados na disputa. Além disso, Wallace Oliveira foi incluído como uma mulher, na lista de candidaturas femininas, nessa possível tentativa do partido de burlar a legislação eleitoral.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.