O embate foi confirmado após a conclusão dos jogos do Grupo F, que terminou com a Holanda na liderança e o Japão na segunda colocação. Dessa forma, os japoneses se tornaram os adversários da equipe brasileira na sequência da competição. A seleção comandada pelo técnico Carlo Ancelotti avançou ao mata-mata após garantir a primeira posição do Grupo C.
A seleção japonesa chega ao confronto após uma campanha marcada por organização tática e bons resultados na primeira fase. A equipe asiática demonstrou força ao longo do torneio e promete dificultar um pouco a vida da Seleção Brasileira na busca por uma vaga nas quartas de final.
Brasil e Japão já se enfrentaram diversas vezes ao longo da história, com ampla vantagem para os brasileiros. Agora, as duas seleções voltam a se encontrar em um duelo decisivo, rumo à conquista pelo título mundial.