*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
O senador Eduardo Braga (MDB-AM) reuniu-se nessa terça-feira com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato à presidência da República. Braga anunciou em suas redes que o MDB e o PT deverão estar alinhados em nove estados, onde dividirão apoio e palanque, incluindo o Amazonas. Com isso, está praticamente certo o apoio de Lula à candidatura de Braga ao governo do Amazonas. Contudo, ainda resta a dúvida quem poderá ocupar o cargo de vice, que possui o ex-deputado Praciano e o deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) como os mais cotados.
No Twitter, Eduardo Braga afirmou que a próxima reunião para acertar a parceria entre o MDB e o PT está marcada para segunda-feira (18/07). O encontro deverá ocorrer em São Paulo. Além do Amazonas, outros oito diretórios do MDB devem apoiar Lula em detrimento de Simone Tebet (MDB-MS):
- Alagoas, presidido pelo senador Renan Calheiros;
- Bahia, presidido por Alex Freitas
- Ceará, presidido pelo ex-senador Eunício Oliveira;
- Maranhão, presidido pela ex-governadora Roseana Sarney, filha do ex-presidente José Sarney;
- Pará, presidido pelo senador Jader Barbalho, pai do atual governador Helder Barbalho;
- Pernambuco, presidido pelo deputado Raul Henry;
- Piauí, presidido pelo senador Marcelo Castro;
- e Rio Grande do Norte, presidido pelo deputado Walter Alves, filho do ex-ministro Garibaldi Alves Filho.
(2/2) MDB e PT vão caminhar juntos nessas eleições na Paraíba, no Amazonas, no Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Bahia e Alagoas. Uma parceria boa para o Brasil e para todos os brasileiros.
— Sen. Eduardo Braga (@EduardoBraga_AM) July 13, 2022
O apoio da ala lulista pode minar ainda mais a pré-candidatura da senadora Simone Tebet, apesar da aliança com o PSDB e o Cidadania dentro da chamada terceira via.
Omar é Lula, Lula é Omar
O ex-presidente reuniu-se no mesmo dia com o senador Omar Aziz (PSD-AM) e o deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM). Em vídeo publicado nas redes sociais, o senador afirmou que “com o grande companheiro Lula, a Zona Franca terá mais segurança jurídica. Vamos voltar a sonhar com mais investimentos, emprego e renda para a população”. O vídeo contou com uma arte escrita “Omar é Lula, Lula é Omar”, demonstrando o apoio fechado à reeleição do senador, que acredita na vitória do petista.
O mistério do vice
O apoio ao nome de Eduardo Braga ao governo estadual levanta a questão de quem pode ser seu vice. Veículos aventam a possibilidade do ex-deputado Francisco Praciano (PT) ocupar a vaga, mas ele afirmou em entrevista ao Dia a Dia notícia que a ideia não lhe passa pela cabeça.
Outro nome posto na lista de possíveis vices é o do deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade). Pré-candidato ao governo estadual, Nicolau tem patinado nas últimas pesquisas, estando em empate técnico com a defensora pública Carol Braz (PDT) e o ex-governador Henrique Oliveira (Podemos). Existe a chance de Nicolau retirar sua candidatura em prol de Braga, ainda que não ocupe a cadeira de vice.
Outros partidos da federação de esquerda também tem chance de indicar um vice. Braga já conta com o apoio quase certo do PCdoB, conforme informou a ex-senadora Vanessa Grazziotin. Uma outra possibilidade mais remota seria um vice saído do Republicanos, partido do deputado federal Silas Câmara, o qual tem boas relações com o senador emedebista. Contudo, o partido está no núcleo duro da base do presidente Jair Bolsonaro (PL), o que acaba afastando uma possível coligação.