Manaus, quarta-feira 10 de agosto de 2022
EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
booked.net
EnglishPortugueseSpanish

Boris Johnson renuncia cargo de primeiro-ministro do Reino Unido após escândalo

EnglishPortugueseSpanish
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Boris Johnson aceitou nesta quinta-feira (7) deixar o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido, após pressões e renúncias de ministros e assessores do governo. Johnson pretende, no entanto, manter-se nas funções até que o Partido Conservador escolha novo líder. A jornalista Samara Sadeck dá os detalhes das últimas informações sobre o assunto.

Em seu pronunciamento ao Reino Unido, Johnson disse que o processo para escolher um novo líder deve começar agora. O cronograma será anunciado por Downing Street na próxima semana.

Ao longo dos últimos dias, mais de 50 integrantes do governo deixaram seus cargos, acentuando a crise e pedindo a renúncia do premiê. As grandes perdas começaram na terça-feira (5), com a saída dos ministros das Finanças, Rishi Sunak, e da de Saúde, Sajid Javid.

Desde que Downing Street anunciou que o chefe de Governo faria um discurso para a população do Reino Unido nesta quinta-feira (7), a imprensa começou a falar sobre a saída do primeiro-ministro.

Boris Johnson renunciará como líder conservador hoje, continuará como primeiro-ministro até o outono (hemisfério norte, primavera no Brasil), enquanto o partido escolhe um novo líder durante o verão para substituí-lo a partir de outubro”, afirmou o comentarista político da BBC, Chris Mason, antes do pronunciamento.

Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista, principal força da oposição britânica, avaliou que a renúncia do primeiro-ministro é uma “boa notícia”. Ele considerou, no entanto, que não basta mudar o líder do Partido Conservador. “Precisamos de uma verdadeira mudança de governo”, disse Starmer

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique