O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quinta-feira (14) que tem “vontade” de privatizar a Petrobras. Durante entrevista à rádio evangélica pernambucana Novas de Paz, Bolsonaro se queixou de não poder direcionar os preços dos combustíveis por configurar crime de responsabilidade, as de levar a “culpa” pelo aumento dos valores.
“Já tenho vontade de privatizar a Petrobras, tenho vontade. Vou ver com a equipe da economia o que a gente pode fazer. Eu não posso, não é controlar, eu não posso melhor direcionar o preço do combustível. Mas quando aumenta a culpa é minha. Aumenta o gás de cozinha, a culpa é minha. Apesar de ter zerado o imposto federal, coisa que não acontece aí por parte dos governadores”, disse Bolsonaro.
A fala do presidente da República vem um dia depois da aprovação do projeto que altera a regra do ICMS sobre combustíveis pela Câmara dos Deputados. Na nova regra, o tributo será aplicado sobre o valor médio dos últimos dois anos.
No mês passado, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o plano do governo é que em pelo menos dez anos se possa privatizar estatais de maneira irrestrita, incluindo a Petrobras e o Banco do Brasil.
*Com informações de Folha de S. Paulo